Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Abortos em caso de anencéfala: permitir ou negar?

    Publicado por Espaço Vital
    há 16 anos

    Depois de discutir a constitucionalidade de pesquisas com células-tronco embrionárias, o STF começa a debater, nesta semana, a ação de argüição de descumprimento de preceito fundamental (nº 54), que trata da interrupção da gravidez em casos de fetos anencefálicos, ou seja, de bebês sem formação cerebral.

    Os ministros vão ouvir especialistas e entidades, em audiências públicas, amanhã, quarta e quinta-feira.

    No dia 1º de julho de 2004, o ministro Março Aurélio concedeu, monocraticamente, liminar na referida ação, suspendendo a criminalização da interrupção de gravidez em caso de fetos anencefálicos. Em outubro do mesmo ano, a questão foi levada a Plenário e, por maioria, a liminar foi revogada.

    O caso de Marcela de Jesus Galante Ferreira, diagnosticada como anencéfala (ausência parcial ou total do cérebro) e que viveu quase dois anos, deve dominar o debate sobre o aborto em casos de anencefalia, que começa nesta semana no STF, revela reportagem (texto da jornalista Cláudia Collucci), publicada neste domingo na Folha de S.Paulo.

    A menina, caso raro na medicina e que sobreviveu graças à intensa medicação, contrariou todos os prognósticos médicos - a grande maioria dos anencéfalos morre em até 72 horas após o nascimento - e se transformou em ícone de grupos antiaborto.

    São esses mesmos grupos que levarão ao STF, amanhã (26), a mãe de Marcela, a agricultora Cacilda Galante Ferreira. Ela diz que seu objetivo será ajudar a "evitar crimes contra crianças como sua filha".

    Dados extraoficiais estimam que a Justiça brasileira tenha permitido, nos últimos 15 anos, ao menos 5.000 abortos de fetos anencefálicos. Para obter a autorização, a mulher precisa apresentar, entre outros documentos, laudos médicos que atestem a doença.

    A Organização Mundial da Saúde e as sociedades científicas internacionais consideram a anencefalia uma anomalia incompatível com a vida.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abortos-em-caso-de-anencefala-permitir-ou-negar/99315

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)