jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2019
    Adicione tópicos

    Brasil é terceiro pais do do mundo com maior número de advogados: um para cada 322 pessoas

    Espaço Vital
    Publicado por Espaço Vital
    há 11 anos

    Existe um advogado para cada 322 brasileiros. Foi o que revelou levantamento do Conselho Federal da OAB, divulgado em 2008, que mostra que, para uma população de 183,9 milhões de brasileiros, existem cerca de 571.360 profissionais de Advocacia.

    A pesquisa também apontou que o Brasil ocupa a terceira colocação na lista de países com o maior número de profissionais do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia, que tem população cinco vezes maior que a nacional.

    O Distrito Federal é o Estado com mais alto índice de advogados em relação à população: um a cada 140 moradores advoga. Isso pode ser explicado em razão de Brasília ser sede de todos os tribunais superiores.

    O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, com a proporção de um advogado para 154 pessoas. São Paulo vem logo em seguida no ranking, com um profissional da área a cada 203 habitantes. Já o Maranhão tem a menor média: há no Estado apenas um advogado para cada 1.337 maranhenses.

    Dados de 2004 revelam o percentual de participação das mulheres na Advocacia, números obtidos com o recadastramento dos profissionais na OAB e demonstram que elas são maioria em apenas 39 das 858 subseções da Ordem. Porém, se levarmos em conta apenas os profissionais com até cinco anos de formação, o número salta para impressionantes 282 subseções com maioria de mulheres.

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Os brasileiros vão pra faculdade de direito pra adquirir um diploma, passar num concurso público conseguindo um emprego pra mamar nas tetas do governo. Fazer engenharia pra se livrar da depedencia da china ninguém quer. continuar lendo

    Espero que projete ótimos prédios e nenhum deles desabe, e depois vc precise de um advogado... ;) continuar lendo