Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente de tribunal evoca o amor em solenidade com salão lotado

    Publicado por Espaço Vital
    há 4 anos

    No dia 12 de março, uma quinta-feira, quando a epidemia do coronavírus já preocupava, sanitaristas recomendavam isolamentos, e médicos sugeriam distância física entre as pessoas, etc. o TRT da 15ª Região (Campinas/SP) fez um evento, com salão lotado, em que - segundo o próprio tribunal - “personalidades e instituições que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica foram homenageadas”.

    O saite do tribunal segue mantendo detalhes, em sua página de notícias publicada na sexta-feira (13):

    Os desembargadores do TRT da 15ª Região reuniram-se nesta quinta-feira (12), em sessão plenária solene, para homenagear personalidades, autoridades e instituições que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça do Trabalho. No total, 33 pessoas físicas e jurídicas receberam o Grande Colar e a Medalha Ouro da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário do Trabalho. Figuraram na lista de condecorados, entre outros, magistrados, advogados, juristas, servidores públicos civis e militares, médico, profissionais de comunicação, diplomata e instituições de todas as Regiões do Brasil”.

    No mesmo dia (13) da publicação sobre a efeméride do dia anterior, o próprio TRT-15 anunciou a organização de providências internas para enfrentar a epidemia.

    Mas as publicações não fazem alusão ao discurso da presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, que aparece em duas dezenas de fotos sobre o evento. O palavrório gravado em imagem e áudio vazou ontem (23) nas redes sociais.

    Na parte compartilhada entre internautas incrédulos, a doutora Gisela assim se expressa:

    “Quero descansar o coração de todos. Por mais que a gente
    tenha esse coronavírus aí, que está atrapalhando e vai atrapalhar
    um pouquinho os nossos futuros aí, dias e meses, hoje esta
    solenidade foi feita de aperto de mão, foi feita de beijo, foi
    feita de abraço, e quando a gente faz isso com amor,
    a gente não pega vírus, não é?”.




    Veja as imagens e ouça o som com a pregação ao amor.

    A seguir a desembargadora Gisela foi aplaudida. A câmera não mostra se a palmas foram unânimes, mas exibe a magistrada se aplaudindo.

    “Parabenizamos cada um dos homenageados que recebem tão significativa comenda. As ações desenvolvidas por todos os agraciados são uma contribuição na construção de um mundo melhor e cidadão, bem como de uma sociedade justa e fraterna”, também afirmou a desembargadora Gisela Moraes.

    A presidente do TRT-15 destacou, ainda, que “o compromisso social de cada um dos homenageados engrandeceu o Judiciário brasileiro”.

    Firulas e liturgia do poder

    Estas firulas virtuosísticas – geralmente sem objetividade prática que favoreça a melhor prestação jurisdicional - adornam palcos institucionais e procuram apregoar grandeza aos atos e atitudes dos membros da hierarquia e do andar de cima. Ali, medalhas, colares e diplomas fazem parte da rotina.

    Entrementes, a publicação oficial do tribunal informa que, “neste ano, prestigiaram a mesa de honra da cerimônia o ministro do TST Luiz José Dezena da Silva; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Campinas, Peter Panutto, que representou o prefeito Jonas Donizette; o vereador Vinícius Camargo Gratti, que representou o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Marcos Bernardelli; o desembargador do TJ-SP Euvaldo Chaib Filho, que representou o presidente daquela Corte, Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o juiz diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Marcus Menezes Barberino Mendes, que representou a presidente da Associação, juíza Noemia Aparecida Garcia Porto; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva, que também representou o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; o chefe do Estado-Maior da 11ª Brigada de Infantaria Leve, coronel da infantaria Cláudio Boaventura Martins, que representou seu comandante, o general de brigada Edson Hiroshi; e o presidente da subseção de Campinas da OAB, Daniel Blikstein, que também representou o presidente da Seção de São Paulo da OAB, Caio Augusto Silva dos Santos”.

    Do barroco ao clássico

    Fica-se sabendo, também, que “as homenagens começaram com uma apresentação do trio da Camerata Filarmônica de Indaiatuba (SP) que foi do barroco ao clássico com a execução de minuetos de Johann Sebastian Bach e de Wolfgang Amadeus Mozart, além de um tema de Henry Purcell”.

    Participaram do espetáculo as musicistas Sabrina Passarelli (violoncelo), Cláudia Caroline (violino) e Hellen Mizael (viola), que se apresentaram emolduradas pelos lanceiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

    “As musicistas foram muito aplaudidas, por meio de palmas da erudita plateia” - irradiou ontem uma muito ouvida rádio-corredor campinense.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-de-tribunal-evoca-o-amor-em-solenidade-com-salao-lotado/824022147

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)