Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A verdade sobre o dólar que ninguém quer enxergar

    Publicado por Espaço Vital
    há 4 anos

    Por Gustavo Candiota, administrador de empresas e executivo do mercado financeiro.
    candiota@gcprime.com.br

    Diariamente os viajantes internacionais torcem por sua queda, por seu derretimento. Fazem cálculos, pesquisam preços, negociam com as casas de câmbio, choram descontinho. Avaliam notícias, frequentemente consultam "especialistas" sobre "melhor momento" pra comprar. Mas ninguém quer enxergar a verdade...

    Análises gráficas e fundamentalistas são feitas, artigos são escritos, opiniões são dadas. Estimativas traçadas, chutes e especulações aparecem. Muitos gráficos elaborados para que clientes entendam, se conformem - ou não - e tenham esperanças de queda no câmbio. Mas ninguém quer enxergar a verdade...

    Notícias alentadoras são esperadas. Algumas vezes recebidas. Expectativas são renovadas sobre as perspectivas dos próximos dias, semanas ou meses. Intermináveis conversas de bar acontecem entre amigos... cada um com suas convicções!

    Mas... ninguém quer enxergar a verdade.

    Búzios jogados, despachos em cruzamentos, orações e promessas nas igrejas. Arrependimentos por comprar antes da hora, ou por ter esperado demais. Angústia, ansiedade, especulação, inveja de colegas que conseguiram mais barato. Mesmo que 2 centavos a menos, economizando 20 reais (menos de 5 dólares!).

    Mas... ninguém quer enxergar a verdade. E qual é a verdade? A que dói e devemos aceitar de uma vez por todas?

    O dólar está em tendência de alta. Há mais de 10 anos!

    Portanto, aceite. Ainda que com algumas oscilações de curto e médio prazo, a paridade real x dólar só piora. Para quem quer viajar ao exterior e para quem é proprietário de agência de viagens pelo menos. E esse ciclo de valorização da divisa norte-americana ainda deve durar alguns anos. Acredite! Essa é a tendência.

    Aceitando a verdade talvez você perceba que todo o sofrimento com dias de altas e de (poucas) quedas, não vale a pena. Divirta-se. Encontre outras formas de compensar o gasto adicional com câmbio. Seja menos consumista, alugue um veículo um pouco mais simples ou hospede-se em um hotel menos luxuoso. Você viverá muito melhor, e continuará conhecendo o mundo.

    Lembre-se: também dá pra tirar proveito desse ciclo: invista ou proteja-se em dólar. A chance de rentabilidade acima do CDI é bem grande. Nos últimos dez anos tivemos aqui no Brasil uma valorização de 178%. Isto dá quase 18% ao ano e 1,5% líquido ao mês.

    Bom, hein? Melhor que muitas aplicações tradicionais. Mas cuidado! Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-verdade-sobre-o-dolar-que-ninguem-quer-enxergar/814386633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)