jusbrasil.com.br
27 de Janeiro de 2020
    Adicione tópicos

    Frases com grafia correta

    Espaço Vital
    Publicado por Espaço Vital
    mês passado

    Esta é a última edição do ano de Escreva Direito; depois dela, virão Natal, virada de ano, férias e outras festas. Para que estas sejam completas, vamos grafá-las em grafia correta, seguindo algumas regras.

    Iniciais maiúsculas/minúsculas. Os nomes que designam datas comemorativas, diz a regra, devem ser grafados com iniciais maiúsculas; portanto, Natal.

    Ano novo, ou Ano-Novo? Depende do alcance dos votos. Se a intenção for desejar uma boa virada de ano, aludindo apenas ao primeiro dia, à data festiva, faz-se referência à data comemorativa que marca um novo ano; portanto, com iniciais maiúsculas. E por que o hífen? Vamos ao princípio que rege o emprego do hífen em palavras compostas: usa-se hífen sempre que houver a intenção de alertar o leitor sobre alguma mudança de sentido na expressão. Sem hífen, ano novo faz referência a todo o ano que está iniciando; se a intenção for limitar os votos à comemoração que marca a entrada de um novo ano, a forma de avisar o leitor é, além das maiúsculas, usando hífen: Ano-Novo. Assim, aproveito para desejar feliz Ano-Novo e feliz ano novo a todos os leitores do Espaço Vital, tudo precedido de um Natal de muita harmonia.

    Felizes férias (feriados e feriadões) ou feliz férias? Companheiro fiel do substantivo, o adjetivo, por óbvio, sempre concorda com ele. Assim, se felizes é adjetivo vinculado ao substantivo férias, é claro que precisa concordar com ele, acompanhando-o no plural: felizes férias. A origem da dúvida prende-se ao fato de a palavra férias não ter a forma singular féria, já que refere descanso plural, de mais de um dia. Quando é para designar apenas um dia de descanso, a língua portuguesa disponibiliza a palavra feriado, e, para os feriados estendidos, oferece o popular e generoso aumentativo feriadão. Assim, aproveito também para desejar bons feriados e feriadões, e felizes férias a todos os leitores do Espaço Vital.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)