Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP pede a absolvição dos 15 denunciados pela queda da Ciclovia Tim Maia, no Rio

    Publicado por Espaço Vital
    há 4 anos

    Absolvição para todos os acusados

    A promotora Márcia Guimarães pediu, em razões finais na 32ª Vara Criminal do Rio, a absolvição de todos os 15 denunciados pela queda da ciclovia Tim Maia, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Em seu parecer, ela considerou que a imprevisibilidade da onda que derrubou a estrutura isenta de culpa os envolvidos. A primeira queda, em abril de 2016, matou duas pessoas.

    Segundo a promotora, as testemunhas do processo esclareceram que “o estudo de forças ascendentes das ondas não é algo comum a ser considerado em projetos similares ao da ciclovia”. E mesmo se fosse realizado o estudo – escreve também a promotora – “as testemunhas atestaram que os parâmetros comumente usados para a medição não iriam prever a combinação de eventos que levou à formação da gigantesca onda responsável por derrubar o tabuleiro da ciclovia".

    Eis o arremate no parecer que pede a absolvição: “O Ministério Público não pode se transformar em um mero heroico e messiânico combatente de crimes, devendo haver a necessária impessoalidade para que esta signatária não venha a se transformar em uma promotora de injustiça, o que seria execrável e leviano”.

    É... deve ter sido fatalidade, então. Mas há controvérsias.

    “Ladrão” e “corrupto”

    A 12ª Câmara Cível do TJ do Rio julga na próxima terça-feira (19) a apelação do ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Ele pede a reforma da sentença de improcedência da ação ajuizada contra o senador e ex-futebolista Romário.

    Em 2014, o irreverente Baixinho chamou Marin de “ladrão” e “corrupto”. A sentença que negou a reparação moral acolheu a alegação de que – como os adjetivos qualificativos foram proferidos por Romário na tribuna do Senado - ele tem imunidade parlamentar.

    Para recordar: em 27 de maio de 2015, Marin foi banido de qualquer atividade relacionada ao futebol, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e afastado do quadro diretivo da CBF. Em 22 de dezembro de 2017, Marin foi condenado a quatro anos de prisão, por seis crimes pelo Tribunal Federal do Brooklyn, em Nova York. Ele está preso desde então.

    Não há controvérsias, não há liberdade após o cumprimento de um sexto, nem espera pelo trânsito em julgado...

    Negros são maioria

    Pela primeira vez, em 2018, alunos negros se tornaram maioria nas universidades públicas do país, mostra pesquisa do IBGE. Revelada ontem (13). A nova configuração foi atribuída pelo instituto ao sistema de cotas, usado desde 2012, e a programas de acesso ao ensino superior, como o Fies e o Prouni.

    Especialistas acrescentam outras medidas, como o crescimento de pré-vestibulares comunitários e a isenção de taxa de inscrição para pobres.

    A propósito, negros são a principal vítima de homicídios no Brasil, também indica o IBGE. Em 2017, a taxa de violência letal entre jovens pretos ou pardos foi de 98,5%; entre jovens brancos, foi de 34%.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-pede-a-absolvicao-dos-15-denunciados-pela-queda-da-ciclovia-tim-maia-no-rio/780861956

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)