Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Babados do STF

    Publicado por Espaço Vital
    há 5 anos

    - Boa noite, telespectador. Está acontecendo, neste instante, um dos julgamentos mais esperados da atualidade, que é aquele em que o STF vai decidir se a prisão antes do trânsito em julgado é constitucional ou não.

    Após uma breve pausa, o âncora do telejornal prossegue:

    - Acompanhando esse importante julgamento está a nossa ex colunista social que, agora, formada em Direito, virou setorista para assuntos jurídicos, a Doutora Sonsa Bocassolta. Boa noite, doutora.

    A câmera corta para a setorista que transmitia, ao vivo, em frente ao imponente prédio do STF:

    - Boa noite, genteee! Aqui em Brasília: ba-ba-dos! Se eu soubesse, antes, que aqui era assim, teria estudado Direito há muito tempo!

    - Como assim, Sonsa? O que você presenciou, por aí? – indaga, o âncora.

    - Vamos começar pelo bafão do momento: depois de quase morrer pela manhã, com a pressão arterial alterada, o ministro Marco Aurélio conseguiu reunir forças para comparecer à sessão e criticar a Procuradoria Geral da República, a Advocacia Geral da União, os ministros Dias Tóffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux! E isso que ele estava combalido! Há quem diga que, se estivesse saudável, Marco Aurélio teria conseguido criticar a unanimidade do plenário!

    - Muito bem, mas, Sonsa, o que ficou decidido por aí, hoje? – indaga o âncora.

    - Olha, ficou decidido que o ministro Marco Aurélio odeia o tal do plenário virtual do STF. Genteeee! Ele olhou feio para um procurador que o pressionou a usá-lo!

    O apresentador tenta manter uma abordagem formal.

    - Mas se falou da matéria propriamente?

    - Só quem falou sobre a matéria foram os advogados das entidades que entraram com a ações e os ´amicus curiae´.

    - E o que são ´amicus curiae´? – Indaga o âncora.

    - São os ´amigos da corte´, ou seja, terceiros que possuem profundo interesse na causa que está em discussão. Olha, a corte está cheia de amigos, viu? Todos defendendo a aplicação literal da Constituição.

    - Não entendi. Tem alguém que não quer a aplicação literal da Constituição?

    - Ora, o povo, tolinho! O povo quer ver os corruptos no xilindró, e morre de medo que, com a aplicação da Constituição, alguns presos da Lava-Jato sejam soltos - assevera Sonsa, como se falasse o óbvio.

    - Estranho. Eles não percebem que a questão deve ser considerada de maneira mais ampla, e que flexibilizar uma garantia fundamental pode dar margem a restrições de outros direitos garantias prejudicando a eles próprios, na medida em que enfraquece o Estado Democrático de Direito?

    A repórter franze o cenho, desaprovando a pergunta tão técnica e sóbria, em plena sua inserção. Mas logo ela abre um sorriso e continua com o ti-ti-ti:

    - Claro que não! O povo quer bafão, é ou não é, genteee?! Mas semana que vem tem muito mais: tem Marco Aurélio com a corda toda, tem Gilmar, tem Lewandowski, ihhh, muito melhor do que os meus tempos de fuxicos!

    E depois dessa colocação a transmissão volta para o estúdio, onde o jornalista, sem nunca perder a compostura, pontua:

    - A qualquer momento, voltaremos com mais babados do STF.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/babados-do-stf/770622726

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)