Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O coronelismo de churrasqueira

    Publicado por Espaço Vital
    há 5 anos

    A frustração não é a melhor inspiração. Feita a constatação me esforcei em imaginar um texto ponderado, alentador e que apontasse para um desejável alvissareiro futuro.

    Falaria apenas no nó dado pelo jovem treinador do Athlético no nosso Odair. Diria do meu espanto com a bagunça que virou o nosso time diante da derrota. Sublinharia que o clube paranaense eliminou o Flamengo, o Grêmio e o Internacional, tratando-se, pois, de uma grande equipe de futebol. Com certeza estaria aplacando o nosso sofrimento.

    Mas mudei o rumo da prosa ao ouvir o comentário pós-jogo do jornalista Maurício Saraiva. Ele ofereceu aos ouvintes uma análise que me resgatou da hipocrisia do politicamente correto.

    Defendeu ele a manutenção de toda a estrutura do futebol, apontada como concebida pelo “maior dirigente da história do Internacional, Fernando Carvalho”. A imputação açambarcava não só o treinador Odair, mas o Melo e os seus comandantes e comandados.

    Em primeiro lugar, há um erro grave ao considerar como maior dirigente da história do Internacional alguém que elegeu o Vitório Piffero, sem até hoje emitir qualquer juízo de valor acerca das barbaridades cometidas contra o Internacional. Ele também omitiu-se quando da luta contra a nefasta reforma do Beira-Rio com recursos próprios e sendo o responsável direto, tanto que no comando plenipotenciário do futebol, pelo nosso lançamento à segunda divisão do futebol brasileiro.

    Além disso, parece que o comentarista Maurício Saraiva não se deu conta de uma grave contradição ética embutida no comentário: ele considera como “maior dirigente da história do Internacional”, alguém que não exercendo cargo no clube e vinculado a negócios com jogadores de futebol, segundo a sua opinião, é o responsável pela concepção da direção técnica e política do futebol colorado.

    Ora, a eliminação em quase todas as competições, excepcionado o Campeonato Brasileiro, é a demonstração de que o futebol está mal concebido e mal conduzido. Cansei de ouvir as ladainhas do vice de futebol, apontando situações de quase gol, de quase campeões e de que até o minuto tal, fomos melhores em campo, e de que se não fosse o gol do adversário...

    No balanço da atual direção até o momento não há um título sequer, nem mesmo o de campeão gaúcho.

    Até parece que o Melo conta com algum tipo de estabilidade, ou “costas quente”, contrariando o que é regra nos demais clubes: quando a direção de futebol não mostra serviços, ela tem que ser trocada.

    É preciso de uma vez por todas romper com as cordas das marionetes, tirar do colo os bonecos de ventríloquo e dar um fim aos fantoches de mão.

    Ainda mais, é preciso sepultar o que não deu certo, rompendo com o coronelismo de churrasqueira de domingo.

    Desprezando a pobreza do seu currículo e apenas diante da possibilidade de seguir na Libertadores ou sagrar-se campeão da Copa do Brasil, o virginal vice de futebol do Inter deixou de focar a sua missão, assanhando-se em articular a sua candidatura à presidência do Sport Club Internacional.

    Presidente Medeiros lembre-se que já transcorreram três quartas partes do seu período total de gestão e deixe o Odair até o final do Brasileirão, quando poderá ser reavaliado. Mas mude o departamento de futebol já!

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-coronelismo-de-churrasqueira/758855693

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)