Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sete anos e nove meses de demora e... quando será o final?

    Publicado por Espaço Vital
    há 5 anos

    A 3ª Câmara Criminal do TJRS confirmou, na quarta-feira (12), a decisão do júri popular que condenou Ricardo José Neis, servidor do Banco Central, a 12 anos e 9 meses de prisão, pelo múltiplo atropelamento (11 tentativas de homicídio e cinco lesões corporais), ocorrido há sete anos e nove meses, de ciclistas que realizavam uma marcha pacífica.

    Objetivos tópicos cronológicos revelam como – mesmo num caso de repercussões internacionais – a Justiça brasileira é lenta e burocrática.

    • 25.2.2011 – Data do crime, na esquina das ruas José do Patrocínio e República, em Porto Alegre.

    • 28.2.2011 – Início da ação penal contra o acusado.

    • 24.11.2016 – O atropelador recebe a sentença condenatória em primeiro grau.

    • 06.06.2017 – O caso com as apelações do Ministério Público e da defesa chega ao TJRS.

    • 06.09.2017 – O processo é remetido ao gabinete do relator, desembargador Diógenes Vicente Hassan Ribeiro.

    • 12.12.2018 – O julgamento de segundo grau tem o seguinte resultado: "À unanimidade, negaram provimento aos recursos. A câmara decidiu encaminhar, ao Conselho da Magistratura, voto de louvor pelo trabalho desenvolvido no processo pelo juiz Mauricio Ramires”.

    • 13.12.2018 - O acórdão ainda não está redigido e não tem data certa para a publicação. Com o próximo início do recesso (quinta-feira 20), o início de novos prazos recursais fica empurrado para após 20 de janeiro.

    “Madame Tartaruga Jurisdicional” está apreciando. (Proc. nº 70074012402).

    Para recordar o caso

    O funcionário do Banco Central do Brasil Ricardo Neis teve confirmada contra si, anteontem (12), a pena de 12 anos e nove meses de prisão, acusado de atropelar ciclistas e ferir 17 pessoas em fevereiro de 2011 em Porto Alegre. A pena ficou em aproximadamente a metade do que era pretendido pela acusação.

    Neis – que só poderá ser preso após o julgamento de recurso de embargos declaratórios cabíveis depois da publicação do acórdão - permanecerá em liberdade por mais alguns meses, e – porque não houve pedido do MP-RS nesse sentido - não perderá o emprego, mas não poderá mais dirigir.

    Durante o julgamento ele disse que desde o dia seguinte ao atropelamento coletivo, nunca mais conduziu veículos.

    O crime aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2011, às 19h. Neis atingiu com o seu automóvel, um Volkswagen Golf, um grupo de ciclistas que participavam de uma pedalada coletiva em defesa da bicicleta como meio de transporte e em prol de melhores condições ambientais. Tal encontro costuma ser realizado na última sexta-feira de cada mês, em Porto Alegre.

    Neis, por enquanto, ficou apenas um mês preso, logo após o acidente.

    Em meio aos questionamentos da promotora Lúcia Helena Callegari, durante o júri popular em novembro de 2016, o acusado Neis disse que não responderia mais. A decisão dele veio logo após ele ter sido perguntado se ele havia bebido meia garrafa de vinho e meia garrafa de absinto, logo depois do atropelamento.

    Dois depoimentos testemunhais chamaram a atenção no júri. O advogado Dailor Sartori, 33 anos, que foi um dos ciclistas atropelados, disse que segue com trauma após o acidente."Escutei um barulho muito forte. Senti um vulto nas costas. Fiquei com o pé imobilizado por um tempo. A primeira coisa que pensei: alguém morreu, não era possível... O trauma fica" - comentou.

    Logo após dar um depoimento, o vigilante Adilson Simonini Sieg, de 34 anos, questionou o juiz se Neis seria preso." É o que estamos tratando aqui ", respondeu o magistrado Maurício Ramires.

    "Hoje eu não ando mais de bicicleta. Usava a bicicleta para trabalhar. Levei pontos na cabeça e na perna" – concluiu Adilson.

    Veja o vídeo com imagens do atropelamento coletivo e uma reportagem do Fantástico:“Como explicar tanta violência” – se é que explica”.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sete-anos-e-nove-meses-de-demora-e-quando-sera-o-final/659104941

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)