Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ define tese sobre penhora de bem de família por dívidas condominiais

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    O STJ publicou ontem (27) três temas na pesquisa pronta, que disponibiliza temas organizados por ramo do Direito e assuntos de maior relevância no tribunal.

    · Direito Processual Civil –A jurisprudência do STJ já estabeleceu que é possível a penhora de bem de família quando a dívida é oriunda de cobrança de taxas e outras despesas condominiais”.

    · Direito do Consumidor – “De acordo com o entendimento do tribunal, a venda de produtos impróprios para o consumo, crime tipificado no artigo , parágrafo único, inciso IX, da Lei 8.137/1990, deixa vestígios. Por isso, a perícia é indispensável para a demonstração da materialidade delitiva, nos termos do artigo 158 do Código de Processo Penal”.

    · Direito Processual Penal –Por se tratar de agravante de natureza objetiva, a incidência do artigo 61, inciso II, alínea h, do CPP independe da prévia ciência da idade da vítima pelo agente. De igual modo, é desnecessário investigar se tal circunstância, de fato, facilitou ou concorreu para a prática delitiva, pois a maior vulnerabilidade do idoso é presumida”.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-define-tese-sobre-penhora-de-bem-de-familia-por-dividas-condominiais/618304747

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)