Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Indenização por aborto decorrente de acidente

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    A Seguradora Líder dos Consórcios de Seguros DPVAT S.A. pagará indenização de R$ 13,5 mil a segurada que sofreu aborto por causa de um acidente de carro. A decisão é da 9ª Câmara Cível do TJ de Minas Gerais, que confirmou sentença de procedência. A mulher sofreu uma batida em seu automóvel, em janeiro de 2017, perdendo o bebê na nona semana de gravidez.

    O precedente define que “ainda que não tenha ocorrido o nascimento com vida do feto é perfeitamente justificável a indenização postulada, pois o sistema jurídico brasileiro garante proteção ao nascituro, com fundamento também no princípio da dignidade da pessoa humana”.

    A seguradora admitiu que o curso gestacional fora ceifado pelo acidente, mas sustentou – sem êxito - que “o nascituro não adquiriu personalidade jurídica capaz de lhe conceder direitos e obrigações” - e que, assim, não haveria suporte legal para o pedido feito pela segurada.

    O julgado considerou que "a cobertura dos sinistros do seguro DPVAT não menciona, em nenhum momento, que o nascituro não fará jus à indenização, determinando apenas a presença do nexo causal entre o acidente e o dano". No caso, ficou comprovada a relação entre o dano e o sinistro. (Proc. nº 5020082-65.2017.8.13.0702).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indenizacao-por-aborto-decorrente-de-acidente/612392083

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)