Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Celso de Mello assume a Presidência do STF por dois dias

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    O ministro Celso de Mello assumirá hoje (17) a Presidência do STF e ficará à frente do plantão de recesso da Corte durante dois dias. Isso ocorrerá porque a ministra Cármen Lúcia tomará posse como presidente interina da República, por conta de viagem internacional do presidente Michel Temer.

    Entrementes, o vice-presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, está de férias fora do país. Nesses casos, o Regimento Interno do STF estabelece que, na ausência do presidente e do vice, assume o ministro mais antigo.

    Detalhe: os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), respectivamente, que têm preferência na ordem da linha sucessória em relação ao (à) chefe do Judiciário, não podem assumir o comando do Executivo sob pena de não poder disputar a eleição deste ano.

    Cármen Lúcia foi hoje cedo à Base Aérea da Força Aérea Brasileira, em Brasília, para se despedir de Temer e a ministra só assume oficialmente o Executivo no momento em que o avião presidencial deixar de sobrevoar o território nacional.

    Temer irá para Cabo Verde, a fim de participar da Conferência de Chefes de Estado e de Governo. Temer tem outras viagens internacionais marcadas para a próxima semana. Há dúvidas se Toffoli regressará antes do fim de julho ao Brasil, ou se Celso de Mello terá de assumir novamente a Presidência da República.

    Leia o artigo 37 do regimento do Supremo:

    “Nas ausências ou impedimentos eventuais ou temporários, são substituídos:

    I – O Presidente do Tribunal pelo vice-presidente, e este pelos demais ministros, na ordem decrescente de antiguidade;

    II – O presidente da Turma pelo ministro mais antigo dentre os seus membros;

    III – O presidente da Comissão pelo mais antigo dentre os seus membros;

    IV – Qualquer dos membros da Comissão de Regimento pelo suplente”.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/celso-de-mello-assume-a-presidencia-do-stf-por-dois-dias/601417746

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)