Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar determina que Senado delibere em votação aberta o futuro de Aécio Neves

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou hoje (17) pela manhã que a votação do Senado Federal sobre as medidas cautelares aplicadas pela 1ª Turma do STF ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) deverá ser aberta, ostensiva e nominal.

    O ministro concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

    Conforme a decisão monocrática, “não há liberdade sem responsabilidade, o que exige nos votos dos parlamentares a absoluta necessidade de prestação de contas a todos os eleitores”. Segundo Moraes, “a votação aberta, além de consagrar o respeito ao princípio republicano, respeita integralmente a independência parlamentar, cujo integrante poderá livremente se posicionar, a partir de sua consciência e da Constituição Federal”.

    Ao conceder a liminar, o ministro decretou - desde logo - a não recepção da alínea ‘c’ do inciso I do artigo 291 do Regimento Interno do Senado Federal (Resolução nº 93/1970), que prevê votação secreta, Moraes determinou a “integral aplicação” do parágrafo 2º do artigo 53 da Constituição Federal conforme a redação da Emenda Constitucional nº 35/2001.

    A decisão refere que a EC nº 35/2001 “revogou corretamente a previsão existente na redação constitucional original que exigia ‘voto secreto’ para deliberação sobre a prisão do parlamentar – igualmente aplicável na presente hipótese de aplicação de medidas cautelares que, direta ou indiretamente impliquem cerceamento do mandato parlamentar”.

    Ao conceder a liminar em mandado de segurança, o ministro arremata que a “votação aberta, ostensiva e nominal, no julgamento de condutas dos agentes políticos é a única forma condizente com os princípios da soberania popular e da publicidade consagrados, respectivamente, no parágrafo único do artigo e no artigo 37, caput, da Constituição Federal e consagradora da efetividade democrática”. (MS nº 35265).









    Leia a íntegra da decisão.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-determina-que-senado-delibere-em-votacao-aberta-o-futuro-de-aecio-neves/510350122

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)