Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A ´Imprensa Vermelha Isenta´ não tem limites

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    Há uma dúvida entre historiadores e arqueólogos que estudam a origem da IVI – Imprensa Vermelha Isenta. Em que ano teria surgido? Anos 60, ou 70?
    Sempre argumentei que a IVI teve origem nos anos 60, sob a batuta de Cid Pinheiro Cabral, notório vermelho que escrevia uma das colunas (“Fora das Quatro Linhas”, Folha da Tarde) mais lidas – embora seus companheiros “ivistas” dissessem que ele era um... torcedor do Fluminense. Aliás, o tal o Fluminense é abrigo para muitos torcedores “isentos vermelhos da imprensa”.
    Outros argumentam que a IVI iniciou em meados dos anos 70, com a incursão dos mandarins vermelhos (ex-dirigentes do Inter) na imprensa esportiva.
    Errei! A IVI surgiu nos anos 40.
    A prova está no memorial localizado no antigo estádio dos vermelhos (atual praça Memorial dos Eucaliptos, na Rua Silveiro). Naquela época os vermelhos foram denominados de "rolo compressor" e lá, na placa comemorativa, está grafado: "O grupo era uma grande família adorada pelos torcedores e pela imprensa".
    Uma visita rápida ao Museu Hipólito da Costa (Porto Alegre), com uma breve pesquisa aos jornais da época, mostra o tratamento especial dado ao “rolo compressor”. A IVI dos anos 40 já vivia um período intenso de idolatria e encantamento. Assim como o time de 75/76, também era adorado pela imprensa "isenta".
    O “rolo compressor” e o time de 75/76 são os mais exaltados pela imprensa esportiva gaúcha. Ao longo da história jornalística, para cada 50 matérias do famoso “rolo compressor”, aparece uma do Grêmio, campeão gaúcho, que conquistou 12 de 13 títulos disputados nos anos 50/60.
    O Grêmio foi penta e hepta (1950/60) e essa sequência de títulos virou pó, diante do precedente hexacampeonato vermelho dos anos 40. Raramente a IVI escreve sobre o Grêmio dos "12 títulos em 13 campeonatos" e, quando registra, sempre lembra que esse time "nunca venceu a Taça do Brasil", esquecendo de informar que o maior vencedor de tal certame na época foi, nada menos, o Santos de Pelé!
    Por outro lado, quando a IVI conta os grandes feitos do “rolo compressor” omite que a seleção gaúcha nos anos 40, cuja base era o Internacional, nunca chegou na final do Torneio de Seleções Estaduais.
    Do mesmo modo, para cada 100 matérias jornalísticas do time vermelho de 75/76 aparece uma matéria do Grêmio Campeão Mundial de 1983.
    Incrivelmente, a Imprensa Vermelha Isenta decretou que o vermelho de 75/76 foi o melhor time gaúcho de todos os tempos. Levam esta honraria sem ter conquistado um título internacional. Feitos do Grêmio são esquecidos na mídia esportiva.
    Os fatos estão aí. Basta verificar o extenso material bibliográfico (livros e matérias de jornais) das conquistas vermelhas (especialmente anos 40, 75/76 e 79) produzido por jornalistas esportivos. Já aquele relacionado às conquistas do Grêmio é insignificante, perto da propaganda vermelha.

    A IVI é espetacular. Conseguiu:

    a) transformar o Inter de 40 em um "rolo compressor";
    b) qualificar o time vermelho de 75/76 no maior do RS;
    c) atualmente, faz a antiga SEGUNDONA virar... Brasileirão da Série B.

    A IVI – Imprensa Vermelha Isenta - diminui o Grêmio. E não tem limites para exaltar os vermelhos.

    >>>>>>>>>>

    Nota do editor do Espaço Vital

    • Ricardo Wortmann escreverá sempre às terças-feiras. Contatos com ele, pelo e-mail: CornetadoRW@gmail.com

    • Roberto Siegmann escreverá sempre às sextas-feiras, a partir do dia 20.10.2017.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações823
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-imprensa-vermelha-isenta-nao-tem-limites/510336456

    Informações relacionadas

    Espaço Vital
    Notíciashá 6 anos

    O modus operandi da Imprensa Vermelha Isenta

    Espaço Vital
    Notíciashá 5 anos

    Os ataques especulativos da Imprensa Vermelha Isenta são como o dólar no paralelo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)