Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fixação de honorários recursais sem trabalho escrito adicional

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    Uma boa novidade para a advocacia gaúcha: a fixação de honorários recursais sem que tenha ocorrido trabalho escrito adicional com as contrarrazões (na realidade não apresentadas pela advogada do apelado).

    A questão é polêmica e muitos dos desembargadores do TJRS (a maioria) não concedem a majoração, se não apresentada a resposta recursal.

    Mas em julgado recente da 23ª Câmara Cível do TJ gaúcho, a desembargadora relatora Ana Paula Dalbosco sustenta que “o trabalho exercido pelo advogado não se restringe a peticionar, englobando diversas outras atividades e, sobretudo, responsabilidades”.

    Ela foi acompanhada na conclusão pelos outros dois integrantes do colegiado, desembargadores Martin Schulze e Clademir José Ceolin Missaggia.

    O acórdão gaúcho menciona decisão do Plenário do STF que já definiu ser “cabível a fixação da referida verba, prevista no art. 85, § 11, do Código de Processo Civil, mesmo quando não apresentadas contrarrazões ou contraminuta pelo advogado”. (Ação originária nº 2063 AgR/CE, relator originário, Min. Marco Aurélio; redator para o acórdão, Min. Luiz Fux - julgamento em 18.5.2017).

    O mencionado precedente da Suprema Corte é ignorado, na grande maioria dos julgados de tribunais estaduais e federais, Brasil afora – talvez porque o acórdão ainda não tenha sido publicado. Por ora, o STF apenas informa que “O Tribunal, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, e, por maioria, fixou honorários recursais”.

    No caso gaúcho decidido pela 23ª Câmara do TJ estadual, a fixação em dobro dos honorários recursais ocorreu em razão de três vetores: 1) afastamento da pequena quantia honorária concedida em primeiro grau; 2) relevância da demanda; 3) insistência da parte ré em continuar recorrendo.

    A relevância está no fato de um idoso, analfabeto, ter sido induzido a contratar um cartão de crédito da rede lojista, para que pudesse adquirir um celular.

    Para entender o caso

    Qual a controvérsia da ação?

    1. É uma ação declaratória de inexistência de débito cumulada com indenização por danos morais, em que o autor, idoso e analfabeto, buscou a nulidade do contrato celebrado com a ré, por ausência de forma prescrita em lei e declaração de inexistência de dívida atrelada a este.

    2. A causa de pedir está fundamentada na nulidade do contrato, ante a inobservância dos preceitos legais que regulam situações de hipervulnerabilidade, em especial do art. 595 do Código Civil.

    3. O demandante compareceu a uma das lojas do Magazine Luíza, com o intuito de adquirir um telefone celular. Ao ser informado de que não possuía margem de crédito para tal, foi-lhe oferecida a oportunidade de obter cartão de crédito da empresa ré, LuizaCred Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, do mesmo grupo econômico).

    4. Um dos funcionários da loja, então, preencheu o formulário da contratação e – o consumidor sendo analfabeto – foram apostas a digital do polegar direito dele e a assinatura de uma só testemunha.

    5. A intenção do consumidor era apenas a aquisição do aparelho. No entanto, foi-lhe impingida a falsa ideia de que só poderia realizar a compra se, no mesmo ato, firmasse contrato de cartão de crédito, sem o qual não poderia obter o bem desejado.

    6. O consumidor acabou inscrito em órgãos de proteção ao crédito por dívida atrelada ao cartão de crédito adquirido com a ré.

    A sentença e os recursos

    O julgado monocrático, proferido pela juíza Nelita Davoglio, da Vara Cível do Foro Regional do Partenon, (comarca de Porto Alegre), foi de procedência da ação, declarando a nulidade da contratação e do débito. A reparação moral foi arbitrada em R$ 4 mil; honorários sucumbenciais de R$ 1 mil.

    Houve, sucessivamente, pela parte ré, a interposição de apelação (improvida no mérito, mas com o implemento do dobro da verba advocatícia para a advogada do autor) e dois embargos de declaração. Os primeiros já foram desacolhidos; os segundos ainda não foram julgados. (Proc. nº 70073727489).

    Leia a íntegra do acórdão do TJRS: “O trabalho exercido pelo advogado não se restringe a peticionar, englobando diversas outras atividades e, sobretudo, responsabilidades”.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fixacao-de-honorarios-recursais-sem-trabalho-escrito-adicional/491680808

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)