Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vem aí a primeira sentença em ação penal contra Lula na Lava Jato

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    As defesas do ex-presidente Lula e dos demais réus (executivos da OAS) têm até esta terça-feira (20), para entregar à Justiça Federal, em Curitiba, as alegações finais na ação penal que aponta propina de R$ 3,7 milhões da empreiteira para o petista, no caso do tríplex do Guarujá (SP).

    Após esta etapa processual, abre-se amanhã (21), o prazo para que o juiz federal Sérgio Moro, profira sua sentença condenando ou absolvendo o ex-presidente e os demais réus do processo. Será a primeira sentença da Lava Jato em ações contra Lula, nestes três anos de investigações de corrupção e cartel na Petrobrás.

    Lula é réu, ainda, em outras duas ações penais da Lava Jato, em Curitiba; mais um em Brasília; e um outro, também, na capital federal, alvo de um desdobramento do caso Petrobrás. Nesse processo, Lula é acusado de receber propinas da OAS em forma de benesses no apartamento do Edifício Solaris, no Guarujá, e do custeio do armazenamento de bens. Seria contrapartida da empreiteira pela atuação do petista em favor da empresa, segundo a acusação do Ministério Público Federal.

    Se for condenado no caso que deve ser sentenciado por Moro, estimativamente até meados de julho - a pena pode passar de 20 anos de prisão.

    O risco para Lula é a manutenção da decisão na segunda instância, no TRF da 4ª Região, em Porto Alegre. Se Lula for condenado pela corte, em decisão de colegiado, antes da disputa eleitoral de 2018, ele pode ficar até impedido de concorrer na disputa.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vem-ai-a-primeira-sentenca-em-acao-penal-contra-lula-na-lava-jato/470136640

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)