Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prisão em cela comum para advogado já condenado em segundo grau

    Publicado por Espaço Vital
    há 7 anos

    A mudança de entendimento do STF que permite o início do cumprimento da pena após condenação em segunda instância, - e não mais só depois do trânsito em julgado da condenação – pode estar afetando diretamente advogados que cometam delitos.

    Na última terça-feira (16), ao julgar o recurso do advogado José Ary Nassif, condenado por peculato em primeiro e segundo graus, a 2ª Turma do STF definiu que o direito de permanecer preso em Sala de Estado Maior só vale para prisões cautelares. A decisão foi unânime.

    Nassif é ex-diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Paraná e foi condenado por desvio de dinheiro público.

    Segundo os autos, o advogado José Ary Nassif foi “denunciado pela prática dos crimes previstos no artigo 288, ‘caput’, do Código Penal, artigos 312, ‘caput’ c/c 327, § 2º, do Código Penal (por 382 vezes c/c artigos 29 e 69 do Código Penal), artigo 299, § único, do Código Penal (por 4 vezes c/c artigos 29 e 69 do Código Penal), e artigo , incisos V e VII c/c § 2º e § 4º, todos da Lei nº 9.613/98 (por 6 vezes)”.

    Conforme o julgado, após a condenação em segundo grau, a pena em si já está pode ser cumprida - e os profissionais com curso superior – entre eles os advogados perdem essa prerrogativa.

    Segundo o relator, ministro Dias Toffoli, tal entendimento é válido porque “a prisão do advogado, no caso, perdeu a natureza cautelar, fazendo com que assuma características de prisão-pena, ficando assim justificado o fim da diferenciação”.

    Na primeira instância, o advogado foi condenado a 18 anos e 11 meses de prisão em regime fechado. Em segundo grau, o TJ do Paraná aumentou a reclusão para 22 anos, oito meses e 10 dias de prisão, ao prover recurso do Ministério Público estadual.

    Além disso, a corte paranaense determinou o início imediato do cumprimento da pena.

    A defesa então apresentou recurso para que o réu, por ser advogado, cumprisse a pena em regime domiciliar, com tornozeleira eletrônica. O pedido foi deferido por juiz substituto em segundo grau. Posteriormente, o desembargador responsável pelo caso revogou a decisão, determinando a prisão do advogado em cela comum.

    Conforme a nova decisão, “como a prisão caracteriza o início de execução provisória da pena, a condição especial concedida por conta da profissão deixa de valer”.

    Em sua decisão, confirmando o julgado do TJ-PR, Toffoli observa que “ainda que não transitada em julgado a condenação do agravante, essa é a natureza jurídica da sua custódia, na medida em que o tribunal de Justiça local, ao concluir o julgamento dos embargos de declaração, determinou a execução provisória da pena privativa de liberdade a ele imposta, na linha da jurisprudência desta Suprema Corte”. (RCL nº 25.111).

    Leia a decisão do STF.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações608
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-em-cela-comum-para-advogado-ja-condenado-em-segundo-grau/460728547

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 4 anos

    Advogado que ficou preso em cela comum será indenizado pelo Estado, decide TJ

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECLAMAÇÃO: Rcl 25111 PR - PARANÁ XXXXX-82.2016.1.00.0000

    Correio Forense
    Notíciashá 20 anos

    Se não houver prisão especial, advogado vai para sela comum.

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 1127 DF

    Ana Claudia, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Declaração de ausência: novo CPC

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)