Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Supremo define pagamento a anistiados

Publicado por Espaço Vital
há 7 anos

O Supremo Tribunal Federal aprovou a tese de repercussão geral de que “é constitucional a determinação do pagamento imediato de reparação econômica aos anistiados políticos, nos termos do que prevê o parágrafo 4º do artigo 12 da Lei da Anistia (Lei nº 10.559/2002)”.

O dispositivo regulamentou o artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

A tese fixada foi dividida em três itens:

“1. Reconhecido o direito à anistia política, a falta de cumprimento de requisição ou determinação de providências por parte da União, por intermédio do órgão competente, no prazo previsto nos artigos 12, parágrafo 4º, e 18, parágrafo único, da Lei 10.559 de 2002, caracteriza ilegalidade e violação de direito líquido e certo.

2. Havendo rubricas no orçamento destinadas ao pagamento das indenizações devidas aos anistiados políticos, e não demonstrada a ausência de disponibilidade de caixa, a União há de promover o pagamento do valor ao anistiado no prazo de 60 dias.

3. Na ausência ou na insuficiência de disponibilidade orçamentária no exercício em curso, cumpre à União promover sua previsão no projeto de lei orçamentária imediatamente seguinte.”

A tese fixada servirá de parâmetro para 946 processos sobre o tema, que estão sobrestados nos demais tribunais. (RE nº 553.710).

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1014
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-define-pagamento-a-anistiados/409967083

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E os mortais que aguardem os precatórios... 20, 30, 40 anos.... BRASILLLLLL!!!!!!!! continuar lendo

Desculpe Srta. Stella Jacopeti, escreveu errado, o certo agora é : BRAZILLLLL

Obs.´. Com a PEC da Previdência possibilitando a volta da semi-escravidão (na época da escravatura o escravo era patrimônio e por tanto bem cuidado, o que é desnecessário com as novas leis trabalhistas) e com a PEC 241 congelando Educação e Saúde por 20 anos, sem ao menos levar em conta o crescimento populacional, aproximadamente de 40% extrapolando valores do IBGE. Tudo leva a crer que teremos leis mais capitalistas que os EUA. Brazil, exemplo para o mundo. Quem tiver um minimo de situação econômica deve migrar para a Europa. continuar lendo

muito bom. continuar lendo

Será que é por isso que os Congressistas estão correndo para aprovarem a Anistia do Caixa 2?
Para se tornarem "Anistiados Políticos" ou seriam "POLÍTICOS ANISTIADOS" e receberem essa indenização? continuar lendo

Acredito que houve equívocos nos comentários. Com diz no texto o "dispositivo regulamentou o artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias", ao ser ler o referido artigo, percebe-se que trata de anistiados políticos na época da Ditadura Militar, além de se observar na própria Lei de Anistia (Lei nº 10.559/2002), em seu art. "São declarados anistiados políticos aqueles que, no período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988, por motivação exclusivamente política".
Assim, aqueles que receberão tais indenizações, estão no seu pleno direito, visto que este foi suprimido em uma época de total censura e perseguição. continuar lendo

Luan Cabral parabéns por seu comentário você foi muito feliz com suas palavras tomara que todos entendam o que você quis nos alertar continuar lendo