Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anvisa suspende emagrecedor e alerta para o risco de suplementos

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu ontem (10) a fabricação, distribuição, divulgação, venda e uso do emagrecedor OxyElite Pro em todo o país, por não ter sua composição, risco e segurança comprovados.

    O produto é considerado um suplemento alimentar, da mesma forma que os similares Jack3D e Lipo-6 Black. É composto por uma substância chamada dimetilamilamina (DMAA), que - segundo a Anvisa - "pode causar dependência, disfunções metabólicas, insuficiência renal, falência do fígado, problemas cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e até a morte".

    O DMAA é usado também como descongestionante nasal e foi incluído entre as substâncias que acusam doping nos EUA. Países como Austrália e Nova Zelândia já suspenderam a substância.

    Além de ser usado por quem quer emagrecer, o DMAA é empregado para aumentar o rendimento de atletas e também como droga. Na terça-feira passada (3), a Anvisa o incluiu na lista de substâncias proscritas no Brasil, o que impede sua importação, inclusive por pessoas físicas.

    Segundo a Anvisa, alguns suplementos alimentares contêm ingredientes que não são seguros para o consumo ou apresentam substâncias "terapêuticas" que não podem ser ingeridas sem acompanhamento médico.

    O alerta ressalta, ainda, que muitos suplementos vendidos no Brasil não estão regularizados na agência e são comercializados irregularmente. Muitos contêm estimulantes e hormônios como testosterona e do crescimento (GH), sendo considerados, na verdade, anabolizantes.

    A regulamentação sanitária brasileira permite que pessoas físicas importem suplementos alimentares para consumo próprio, mesmo que esses produtos não estejam regularizados na Anvisa. Entretanto, eles não podem ser importados com finalidade de revenda ou comércio ou conter substâncias sujeitas a controle especial ou proscritas no país, como é o caso do DMAA.

    Como identificar suplementos não regularizados

    - Promessas milagrosas e de ação rápida, como "Perca 5 kg em uma semana"

    - Indicações de propriedades ou benefícios cosméticos, como redução de rugas, celulite, melhora da pelé, etc

    - Indicações terapêuticas ou medicamentosas, como cura de doenças, tratamento de diabetes, artrite e emagrecimento

    - Uso de imagens e ou expressões que façam referência a hormônios e outras substâncias farmacológicas

    - Produtos rotulados exclusivamente em língua estrangeira

    - Uso de fotos de pessoas hipermusculosas ou que façam alusão à perda de peso

    - Uso de panfletos para divulgar alegações do produto como estratégia para burlar a fiscalização

    - Comercializados em sites sem identificação da empresa fabricante, distribuidora, endereço, CNPJ ou serviço de atendimento ao consumidor

    Recomendações aos consumidores

    - Peça orientação de seu nutricionista ou médico para identificar produtos seguros e regularizados na Anvisa

    - Desconfie se o produto for "bom demais para ser verdade". Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável

    - Consumidores que adquiriram produtos com DMAA na composição devem buscar orientação na autoridade sanitária local sobre a destinação adequada

    - Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Anvisa, no número 0800 642 9782.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações552
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anvisa-suspende-emagrecedor-e-alerta-para-o-risco-de-suplementos/3177553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)