Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogada diz que decisão do STJ prejudica pedido de benefício do INSS

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    Uma decisão do STJ pode complicar a vida de quem vai requisitar seu benefício de aposentadoria. Julgado do STJ sobre a necessidade do prévio requerimento de benefício (Recurso Especial nº 1310042 - PR) dá conta de que, a partir de agora, quem quiser solicitar o benefício na via judicial terá de, antes, ter a negativa do INSS, na via administrativa.

    O julgado da 2ª Turma do STJ estabelece que "a necessidade da prestação jurisdicional exige a demonstração de resistência por parte do devedor da obrigação, já que o Poder Judiciário é via destinada à resolução de conflitos".

    Segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), advogada Jane Berwanger, "essa decisão muda a jurisprudência do STJ e é um prejuízo aos segurados". Ainda que o segurado possa requerer o benefício administrativamente, "em muitos lugares o INSS ainda dificulta o protocolo e essa realidade não pode ser negada, diz ela.

    Conforme Jane, em muitos lugares a estrutura de atendimento do INSS tem poucos recurso ou é de difícil acesso, o que inviabiliza, muitas vezes, o requerimento da aposentadoria por parte do cidadão. Como essas pessoas, geralmente humildes e sem condições, vão fazer se não conseguem protocolar o pedido?, exemplifica. questionando.

    Hoje, quem, por alguma razão, não consegue solicitar o benefício entrava diretamente na justiça. A prática era aceita, até então, pela Justiça Federal e pelo STJ, que processavam a ação mesmo sem a pessoa ter solicitado formalmente o benefício para o INSS.

    Segundo Jane, a matéria ainda pode ser revertida no STF, pois foi reconhecida a repercussão geral no Recurso Extraordinário nº 631.240, em que esta questão vai ser decidida.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações172
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogada-diz-que-decisao-do-stj-prejudica-pedido-de-beneficio-do-inss/3135537

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)