Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Direito de preferência nos contratos de locação

Publicado por Espaço Vital
há 12 anos

Por Raul Monegaglia, advogado (OAB-SP nº 236.166)

O mercado imobiliário no Brasil está bastante aquecido, razão pela qual os preços dos imóveis chegaram a valorizar quase 100% em algumas regiões no último ano. Com esse aquecimento, muitos proprietários se vêem diante de oportunidades irrecusáveis de venda de seus imóveis, estando alugados ou não. Diante desse assedio de investidores e compradores, como fica o locatário?

A lei que disciplina as relações locatícias, Lei nº 8.245/91, traz duas formas de proteção do locatário: direito de preferência e cláusula de vigência.

O direito de preferência, disciplinado no artigo 27 da Lei de Locações, diz que o locatário terá preferência na aquisição do imóvel locado, em igualdade de preço e condições. Porém, para que essa preferência seja efetivamente respeitada, deve estar averbado na matricula do imóvel. Caso o contrato não esteja averbado, o locador poderá vender o imóvel sem respeitar a preferência do locatário na aquisição, restando ao locatário reclamar perdas e danos. Uma vez averbado o contrato, com pelo menos 30 dias anteriores à venda, o locatário poderá, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência, tomar o imóvel para si, num prazo de seis meses a contar do registro da transferência. (artigo 33, da Lei nº 8.245/91).

A cláusula de vigência está disciplinada no artigo 8º, da referida lei, versando que se o imóvel for vendido durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com o prazo de 90 dias, contados da averbação da transferência, salvo se o contrato for por prazo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel.

Ou seja, para que o novo adquirente seja obrigado a respeitar o contrato de locação em curso, esta situação deve ser prevista no contrato, e o mesmo ser averbado junto à matrícula do imóvel. Exemplo de cláusula: em caso de alienação, o novo adquirente deverá respeitar o presente contrato em seus termos e condições, consoante o art. da Lei nº 8.245/91.

Portanto, os locatários devem se certificar se o contrato de locação assinado traz essas disposições, e providenciar a averbação do contrato de locação junto a matricula do imóvel. Dessa maneira, com a valorização dos imóveis, se os locatários não dispuserem do dinheiro para adquirirem o imóvel, certamente terão a tranqüilidade de permanecerem no imóvel até o final do prazo contratual.

raul@kbmadvogados.com.br

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13918
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-preferencia-nos-contratos-de-locacao/3038480

Informações relacionadas

Jose Antonio Abdala, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Contrato - Locação de Imóvel

Michael Graça, Advogado
Modeloshá 5 anos

Contrato de Locação com Reserva de Compra

Erick Sugimoto, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Direito de Preferência do inquilino na compra do imóvel: existe?

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Instrumento Particular - Contrato De Compra E Venda Com Cláusula De Preempção Ou Preferência

Juliana Bonilha S. Fenato, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Contrato de locação de imóvel comercial

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

o locatario estava com um processo de despejo por falta de pagamento desde 2011 sem ao menos o oficial conseguir citar pois o mesmo se furta a receber citaçao. em 2013 recebi uma proposta de compra the casa mesmo com o processo de despejo no qual seria pago 100.000.00 reais a vista, mesmo assim o locatario teria o direito de preferencia, ex que todas as correspondencias retornava com morador nao existe no local e ele estava lá? continuar lendo

Elucidou totalmente as minha dúvidas, Parabéns!!! continuar lendo

Explicação clara e precisa continuar lendo

O condômino pode requerer alugar o imóvel indiviso em preferencia a terceiros? Mesmo que seja por um valor menor? continuar lendo