Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado não tem direito a auxílio maternidade

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    A 4ª Turma do STJ manteve decisão do TRF da 4ª Região que negou pedido de auxílio maternidade feito por um advogado paranaense. Como recolhe o mesmo valor a título de anuidade da OAB, ele queria receber o benefício que é destinado às advogadas mães.

    O advogado Airton Keiji Ueda ajuizou ação de cobrança contra a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná sustentando que recebeu o benefício - à época chamado auxílio natalidade - quando nasceu sua primeira filha. Além disso, argumentou que "a mudança da denominação do beneficio, de auxilio natalidade para maternidade, teve o propósito de lesar os advogados".

    Também apontou que outras Caixas de Assistência concedem o auxílio natalidade ao homem.

    Sentença proferida na 2ª Vara Federal de Maringá (PR) julgou improcedente o pedido. O advogado apelou da sentença. O TRF-4 negou provimento, ao reconhecer que "a Caixa de Assistência dos Advogados tem personalidade jurídica própria, devendo elaborar seus próprios estatutos".

    Desse modo, a previsão de auxilio maternidade à advogada mãe não viola o princípio da igualdade, uma vez que se presta a conceder uma espécie de remuneração à profissional, que, logo após o parto, encontra dificuldades naturais no exercício da Advocacia.

    Inconformado, o advogado Airton Keiji Ueda - atuando em causa própria - recorreu ao STJ alegando que a contribuição recolhida, no mesmo valor, por advogados e advogadas, não se destina apenas à OAB, mas também às Caixas de Assistência, que arcam com diversos benefícios, sendo cabível a concessão do auxílio maternidade também aos advogados.

    Ueda também argumentou que a concessão do auxílio somente às advogadas afronta o princípio da isonomia, sendo vedado à CAA, mesmo sendo instituição particular, impor cláusulas regimentais ou estatutárias que contemplem a distinção de sexo, pois advogados e advogadas recolhem a mesma anuidade.

    Por sua vez, a Caixa de Assistência dos Advogados alegou que não existe discriminação em razão do sexo, pois o auxílio visa propiciar que a advogada possa permanecer em sua casa, dedicando-se somente aos cuidados de seu filho.

    Em seu voto, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, destacou que as Caixas de Assistência dos Advogados, embora inegavelmente permaneçam vinculadas à respectiva seccional da OAB, têm personalidade jurídica e estatutos próprios, com a finalidade de prestar assistência aos advogados e proporcionar também a seguridade complementar.

    Para o ministro Salomão, a concessão do auxílio maternidade apenas às advogadas parturientes não se mostra desproporcional, tendo em vista que suas atividades profissionais ficam temporariamente comprometidas.

    O voto considerou "o desgaste físico, a necessidade de amamentação e cuidados com o recém-nascido, não havendo, assim, ilegalidade ou discriminação em razão do sexo".

    O advogado Odair Vicente Moreschi defendeu a CAA paranaense. (REsp nº 1109252).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-nao-tem-direito-a-auxilio-maternidade/2914230

    Informações relacionadas

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Requerimento Administrativo Aposentadoria Especial - INSS

    Aurélio Jose Bernardo, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Declaração de Hipossuficiência com Pedido de Justiça Gratuita

    OAB - Seccional do Rio Grande do Sul
    Notíciashá 7 anos

    CAA/RS amplia auxílio-natalidade para mulheres advogadas

    Modelosano passado

    recurso ordinário

    Layla Palmyra Boy Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Advogada e mãe, e agora?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Ola me chamo Bruna É sobre o direito do auxílio maternidade nunca trabalhei de carteira assinada porém trabalho em Fazenda e já tenho mais de 3 anos E como que eu faço para ter direito ao auxílio salário maternidade será que com papel comprovando que eu trabalho na Fazenda eu consigo auxílio maternidade continuar lendo