Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Divisão dos bens de falecido entre suas duas companheiras

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    A juíza da 3ª Vara de Família, Sucessões e Cível da Comarca de Goiânia (GO), Sirlei Martins da Costa, homologou acordo firmado entre duas mulheres companheiras do mesmo marido, já falecido, e determinou que o seguro de vida seja dividido igualmente. O homem faleceu em junho de 2010 e cada uma das mulheres entrou com uma ação de reconhecimento de união estável no juizado, com a intenção de receber o seguro de vida e a pensão previdenciária deixada por ele.

    Segundo os autos, as companheiras do homem mantiveram união estável com ele ao mesmo tempo, sem que uma soubesse da existência da outra.

    As mulheres concordaram em dividir os bens do falecido e o seguro de vida deixado por ele. O homem era motorista de ônibus e pela profissão precisava se ausentar de casa com frequência, em função de viagens. Isso lhe permitiu manter uniões paralelas sem o conhecimento das famílias envolvidas.

    O Código Civil prevê em seu artigo 1.723 que, para determinar se uma união é estável, é necessária a convivência pública, contínua e duradoura estabelecida com o objetivo de constituição de família. Baseada no dispositivo, a magistrada entendeu que as duas mulheres mantiveram relacionamento duradouro com o falecido.

    Ambas as autoras juntaram documentos firmados pelos locadores dos imóveis em que viveram com o falecido, comprovando a convivência comum, sob o mesmo teto, durante anos, pontuou a sentença.

    Para a juíza, as duas mulheres viveram de forma ética e de acordo com o comportamento afetivo imposto pelo Direito, porque cada uma se relacionava com o falecido sem conhecer a outra. O transgressor da boa-fé, o único que poderia, portanto, sofrer as consequências de seu comportamento desviado, faleceu, explicou a magistrada. (Com informacoes do TJ-GO)

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações697
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divisao-dos-bens-de-falecido-entre-suas-duas-companheiras/2901186

    Informações relacionadas

    Helder Tavares, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O conceito de união estável e concubinato nos os tribunais nacionais

    Correio Forense
    Notíciashá 8 anos

    Na união estável, o que fica de herança para a companheira?

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação De Abertura De Inventário Com Pedido De Reconhecimento De União Estável - 2019

    Thais Schaly Advogada em Salvador, Advogado
    Artigosano passado

    Meu marido faleceu e descobri que ele tinha uma amante. Ela tem direito aos bens dele?

    TJ oferece serviço que facilita identificar a origem de depósito judicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)