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27 de Abril de 2024
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    O drama do alvará

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Por Bernardo de Azevedo e Souza, advogado (OAB/RS nº 78.507)

    Aguardando ansiosamente um alvará, o advogado consulta diariamente o saite do TJRS (campo comarca de Esteio). A movimentação, dias a fio, é idêntica: remessa ao magistrado para assinatura.

    Quando liga ao foro, a resposta é sempre a mesma:

    O senhor deve aguardar o juiz assinar; não podemos fazer nada.

    Mais alguns dias de espera e surge a novidade: autos retornados ao cartório. O advogado - que nunca fora ao foro esteiense - pega seu veículo, dá uma olhada básica no Google Maps, segue as coordenadas, chega ao local, sobe as escadas. Logo exibe a informação à servidora do JEC, que entrega o almejado documento ao advogado. Este assina o verso da última folha dos autos.

    O advogado dirige-se à agência do Banrisul no interior do foro. Percorre todo o saguão e não a encontra. Olha as placas informativas e... nada! Pergunta ao guarda, que responde monocórdico:

    Aqui não tem agência do Banrisul. Tem que andar duas quadras!

    Novo trajeto. No térreo da agência, a atendente orienta ao comparecimento no 2º andar. Aí são duas opções de atendimento: normal ou preferencial. Em respeito aos idosos, o advogado escolhe a normal. Após alguns minutos, dá-se conta de que o painel eletrônico só chama os preferenciais. Um senhor, ao que tudo indica, parece estar abrindo uma conta. Ao lado, uma dama idosa queixa-se que teve um valor retirado indevidamente de sua conta.

    O advogado aguarda. Passam-se 10, 20, 50 minutos. Enfim, aos 54 minutos de espera, é chamado. Entrega o alvará ao funcionário e apresenta a carteira da OAB. Alguns minutos após, ouve do bancário que "o alvará já está baixado, mas para sacar o valor é necessário ir ao 1º andar da agência e aguardar atendimento".

    O advogado compulsoriamente baixa ao andar inferior. Ali descobre que, para retirar a ficha de atendimento, deve passar pelas seguintes etapas: 1) sair do interior da agência; 2) passar pela roleta de metais (novamente); 3) aguardar na fila de retirada de ficha de atendimento; 4) receber sua ficha de atendimento.

    Com o papelucho em mãos (nº 156), torce para que seu número seja um dos próximos. Mas o painel não é animador: está sendo atendido o portador da ficha nº 88. Na tentativa de iludir seu estresse, o advogado faz, na calculadora de seu celular, conta aritmética básica e conclui que, no mínimo, se sujeitará a 60 minutos de nova espera. Amém!

    Mas o cálculo não corresponde com a realidade: transcorrem 1h e 38 minutos. O advogado recebe o valor do alvará e volta a Porto Alegre, pensando no tempo precioso perdido que poderia ter empregado para confeccionar a petição inicial do cliente A ou para contestar a ação que fora ajuizada contra o cliente B. Conclui que terá que trabalhar no domingo.

    De retorno ao escritório, seu colega e a própria "vítima" da jornada esteiense dialogam:

    Por que demoraste tanto em Esteio? Espero que, pelo menos, tenhas retirado os dois alvarás que estavam disponíveis...

    Do que falas, por que dois alvarás? Não viste que o réu havia efetuado dois depósitos? Ora, no processo havia apenas um! Só havia um, mas o réu fez outro depósito!... Tu só podes estar brincando!... Eram dois depósitos e o juiz inclusive já assinou o segundo alvará...

    O profissional da Advocacia já programou novo périplo esteiense para esta terça. Não sem antes lamentar o fato de não poder delegar a missão ao estagiário do escritório...

    besouza_@hotmail.com

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-drama-do-alvara/2848907

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