Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Más universidades? Não sejamos simplistas!

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Por Ricardo de Oliveira Pinto,

    estudante de Direito.

    Transijo com diversas passagens do artigo ("Más universidades" - EV de 25 de abril de 2011) feito pelo desembargador do TJ-SC, Ledio Rosa de Andrade, pois acredito que a análise do ensino superior deva passar por um exame sistemático.

    Assim, discordo que o ensino superior privatizou-se. Na verdade, nenhuma universidade pública foi privatizada. Mas é fato a explosão de universidades privadas na última década. Aumentando a participação das privadas. Sendo simplista, apenas farei apontamentos rápidos, quanto aos motivos que acredito serem mais prováveis para os índices de qualificação universitária na atualidade:

    a) pirâmide etária; a faixa mais larga está passando pela idade dos jovens sonharem com o ensino superior, ou seja, maior demanda;

    b) ogoverno FHC sucateou as universidades federais e, por outro lado, fomentou a necessidade de qualificação dos jovens;

    c) ausência de investimentos nas IFE´s, mesmos números de vagas e necessidade de maior instrução para conseguir entrar no mercado de trabalho levaram os jovens a investir nas privadas.

    Estudo em Universidade Federal FURG. O curso tem seis anos, na maioria dos casos os professores são qualificados, o acordo da IFE com o MEC para receber os fundos do Reuni está ajudando a manutenção e a ampliação da capacidade da instituição. O governo federal diz que desde a criação do programa quase que dobraram as vagas nas IFE´s.

    Na IFE em que estudo o investimento em estrutura, alguns concursos para suprir o quadro de titulares, entre outros investimentos foram feitos pelo governo federal, conforme o contrato do Reuni.

    Por outro lado, sabemos da dificuldade que muitas universidades, principalmente as mais jovens, em manter níveis apropriados de formação acadêmica. Ao analisar, muitas destas universidades têm entre seus docentes os mesmos das IFE´s, claro os sem dedicação exclusiva! Outras contratam os aposentados compulsoriamente. Estes professores com ampla experiência estão sendo levados para as privadas. Fato que renderá frutos, basta que mantenham os níveis.

    Quanto aos materiais didáticos, à falta de extensão e as aulas dogmáticas, respectivamente, expresso minha análise! Os livros bons e medíocres existem, eu acredito ter discernimento para diferenciá-los. Quanto à extensão, uma das bases do tripé universitário, observa-se um crescimento substancial dos grupos de pesquisa, via CNPq, mas concordo que ainda falte uma maior inserção na comunidade que está alocada a universidade. Igualmente, existem professores esplendorosos na cátedra nacional, inclusive, alguns, mostram vergonha e rogam que se dentre nós exista futuros juízes, não os envergonhem com decisões tais como as vistas em via de sucumbências ridículas, por exemplo. Prova da falta de respeito, por muitos, não todos, com poder de decisão.

    Entretanto, muitos destes professores alinham suas aulas com os moldes das provas da OAB, de caráter nitidamente excludente. Nada contra a prova, apenas contra o modo corporativista e lucrativo (R$ 200,00).

    Conclusivamente, a inteligência dos jovens não é mediana, mas estes não mostram interesse em saber mais que o medíocre, tornando-se medianos tacitamente. Devemos sim culpar todo o sistema, inclusos os graduandos, pois grande parcela de culpa decorre deles, que apenas querem o básico.

    Em última instância, o copia e cola, a falta de propriedade nas palavras são doenças sociais da atualidade, infelizmente.

    pinto@vetorial.net

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mas-universidades-nao-sejamos-simplistas/2674476

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)