Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão inédita autoriza antecipação de tutela sem requisito de urgência

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    A 5ª Câmara Cível do TJRS proferiu decisão inédita pela possibilidade de concessão de antecipação de tutela sem o requisito da urgência. Para isso, é necessário que o mérito da causa já seja objeto de jurisprudência pacificada nos tribunais.

    Desse modo, o colegiado gaúcho deu provimento a um agravo interno interposto por um consumidor contra a Unimed Nordeste RS, negando seguimento a agravo de instrumento (que havia sido provido) antes proposto pelo plano de saúde.

    O caso gira em torno de reajuste das prestações do plano por troca de faixa etária, que o autor logrou deter antecipadamente, por decisão de primeiro grau. Em agravo de instrumento, a medida havia sido revertida pela Unimed sob o fundamento de que passados 5 anos entre a alegada violação do direito e o ajuizamento da ação não haveria perigo da demora a justificar a entrega da tutela desde logo.

    Inconformada, o autor da ação aviou agravo interno alegando que o lapso de tempo entre a aplicação do reajuste e o ajuizamento da ação revisional não demonstra haver capacidade de pagamento da mensalidade no valor atual, o que não descaracterizaria o periculum in mora.

    Atento aos argumentos do consumidor, o relator, desembargador Gelson Rolim Stocker decidiu por reformar a decisão que havia sido prolatada por ele próprio, convencendo-se de que nas demandas em que haja decisão pacificada nos Tribunais, inclusive no STJ, sobre o direito de fundo, a antecipação de tutela independe do requisito de urgência.

    O acórdão traz à colação lição doutrinária do jurista gaúcho Ruy Zoch Rodrigues na obra Ações Repetitivas Casos de Antecipação de Tutela Sem o Requisito de Urgência, "fruto de tese de doutorado na Universidade de São Paulo, segundo a qual existe outra hipótese de viabilidade da antecipação da tutela, quando verificada a evidência do direito reclamado pelo autor em demandas repetitivas, antes de completar-se a sequência de atos que, no processo convencional, são previstos como necessários para o reconhecimento e a realização do direito.

    Segundo o escólio de Ruy Zoch Rodrigues, essa possibilidade de antecipação de tutela passou a integrar o sistema jurídico a partir de fatores conjugados: a recomendação de tratamento otimizado das demandas repetitivas; o princípio da tempestividade do processo como garantia constitucional; e a integração, ao CPC, de regras de regulação diferenciada de demandas de massa; o conteúdo do § 6º do artigo 273 do CPC; e a vinculação do instituto aos direitos individuais homogêneos.

    Disse o relator que a antecipação de tutela, no caso, era possível porque a majoração das mensalidades por alteração de faixa etária está em desacordo com o CDC e o Estatuto do Idoso, vedação confirmada pela jurisprudência do TJRS e do STJ.

    Assim, foi mantida a tutela antecipada, mesmo diante do lapso de 5 anos entre a majoração das mensalidades e a propositura da ação contra o aumento.

    Embargos de declaração ainda pendem de julgamento.

    Atua em nome do autor a advogada Carmen Lúcia da Rosa Vicente. (Proc. n. 70038799367).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-inedita-autoriza-antecipacao-de-tutela-sem-requisito-de-urgencia/2500991

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)