Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O direito à troca do prenome, para garantir a felicidade

    Publicado por Espaço Vital
    há 9 anos
    Decisao do Tribunal de Justiça de Goiás atendeu o pedido de uma moça interiorana de nome Raimunda, que - em petição judicial – disse ser “uma mulher jovem, bonita e vaidosa, que porém vem sofrendo, desde a infância, inúmeros constrangimentos, decorrentes de piadas feitas com rimas”.

    Ela se incomodava com as brincadeiras repetitivas: “Raimunda, feia de cara, mas boa de...” (o leitor sabe).

    O acórdão afirmou que “o nome Raimunda não é incomum em nosso país, mas é de conhecimento de todos a existência de diversas chacotas que o envolvem”.

    Dispôs também que “a jovem autora da ação tem direito à felicidade”. Admitiu que “atento ao princípio constitucional presente no artigo 1º, inciso 3, o Judiciário deve colocar o cidadão em primeiro lugar, principalmente, quando a decisão poderá afetar a dignidade da pessoa humana”.

    Raimunda vai receber esta semana o documento que muda seu nome para Gabriela.

    Kumio Tanaka, Rai, Juçara...

    · Para explanar seu entendimento, o desembargador goiano Itamar de Lima expôs jurisprudência em casos parecidos. Dois exemplos: um cidadão de São Paulo conseguiu alterar seu nome de Kumio Tanaka para Jorge Tanaka. Tinha razão o requerente e acertou o juiz.

    · Outra mulher chamada Raimunda, moradora do RS, obteve a alteração de seu prenome para apenas Rai.

    * O Espaço Vital relembra, também, o caso – possivelmente pioneiro no país, cerca de 20 anos atrás, de uma porto-alegrense chamada Juçara, que detestava assim chamar-se.

    Em audiência, o juiz Luiz Antonio Corte Real tentou entusiasmar a jovem sobre a “beleza de seu nome, que corresponde a uma espécie de palmeira nativa do Brasil, com altura de até 12m, que produz palmitos de qualidade”.

    - Doutor, não me sinto feliz sendo chamada de Juçara! – disse a requerente em seu depoimento.

    O magistrado se convenceu e a requerente saiu da audiência levando a cópia da sentença que lhe trocou o nome como queria.

    Passou a chamar-se Daniela.


    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações310
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-direito-a-troca-do-prenome-para-garantir-a-felicidade/240068329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)