Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Multados 400 alunos por dizerem palavrão

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Deu no Espaço VitalEm 08.08.07

    Mais de 400 alunos levaram multa por falar palavrão na escola. A punição incomum de cobrar R$ 0,10 a cada palavra feia pronunciada foi implantada pelo Colégio Evangélico Jaraguá, que fica em Jaraguá do Sul (SC), a 220 quilômetros de Florianópolis.

    A prática surgiu a partir da irritação de um professor de Alemão com o linguajar ofensivo usado pelos alunos, e atingiu desde a 5ª série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

    O palavrão só é punido financeiramente quando está em contexto de ofensa ou constrangimento. Um inocente bunda, por exemplo, não conta. Entre os alunos, há até aqueles que acabam dedurando o colega boca-suja. Mas o que vale mesmo é a multa aplicada pelo professor e pela bibliotecária.

    A cada palavrão vai o aviso no caderninho. Com o dinheiro arrecadado são comprados livros e materiais ilustrativos para aulas.

    O diretor Leopoldo Fenner lembra que "nossa escola é luterana e tem princípios cristãos - e como a multa tem esse tempero dos centavos, os alunos ficam envolvidos, uns cobrando os outros e assim as espontaneidades diminuíram muito.

    Nem todos os professores quiseram aderir ao critério de cobrança de multa. Nas reuniões pedagógicas, ficou acertado que outras punições podem servir para a cobrança da linguagem adequada. O professor de Alemão e a bibliotecária é que levaram adiante a idéia.

    Nenhum pai questionou a decisão, nem no recinto escolar, nem judicialmente. Na cidade, a iniciativa pegou bem.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações175
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multados-400-alunos-por-dizerem-palavrao/2348516

    Informações relacionadas

    Notíciashá 11 anos

    Condenado homem que abusou de jovem deficiente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)