Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anulada infração de trânsito por irregularidade no bafômetro

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Por unanimidade, 1ª Câmara Cível do TJRS confirmou a decisão de primeiro grau que anulou auto de infração de trânsito imposto a motorista multado por suspeita de dirigir sob influência de bebida alcoólica, tendo em conta que o aparelho utilizado para constatar o teor alcoólico não estava de acordo com as normas da legislação vigente.

    O motorista foi flagrado - em 19 de janeiro de 2008 em blitz da Brigada Militar, na cidade de Santa Maria (RS) - em estado etílico, tendo sido lavrado o auto de infração.

    De acordo com o relator da apelação, desembargador Irineu Mariani, "o problema, em suma, é a inidoneidade da prova".

    O magistrado ressaltou que o motorista admitiu se submeter ao teste do etilômetro e o resultado foi positivo, tendo sido registrado 0,51mg, sendo considerado 0,47mg o limite, portanto acima dos 0,3%mg previstos no art. 1º, II, da Resolução nº 206/06.

    Todavia, acrescentou o relator, não constaram no auto de infração de trânsito nem o número do aparelho utilizado nem a data de sua verificação pelo Inmetro e pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ).

    Segundo o relator, "o próprio agente autuador, cuja função é documentar corretamente as infrações para fins de punição dos infratores, ao omitir dados essenciais, transformou-se em agente da impunidade no trânsito".

    Evidente que, nas circunstâncias, provar a regularidade do aparelho era ônus do DAER, e não do autor a irregularidade.

    A sentença de primeiro grau foi proferida pela juíza Denize Terezinha Sassi. O advogado Emerson Luiz Marcuzzo Tolio atua em nome do motorista que foi irregularmente autuado. (Proc. nº 70031915259 com informacoes do TJ-RS e da redação do Espaço Vital)

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações353
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulada-infracao-de-transito-por-irregularidade-no-bafometro/2334397

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)