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26 de Abril de 2024
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    Bullying e ciberbullying o que fazer com isso?

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Por Maria Tereza Maldonado, psicóloga

    Onde estão as fronteiras entre brincadeira, implicância, agressão e perseguição implacável no comportamento de crianças e adolescentes? Como orientá-los para o uso responsável da Internet e do celular, em casa e na escola?

    O trabalho conjunto entre famílias e escolas é essencial para criar uma cultura de não tolerância à prática do bullying e do cyberbullying, desenvolvendo uma rede saudável de relacionamentos em que fique claro para todos que agressão não é diversão.

    E quais são as expressões mais comuns da agressão? Humilhação, apelidos depreciativos, jogos de poder dos chefes e dos populares da turma que submetem os colegas, intimidando-os para que obedeçam aos seus comandos sob pena de exclusão do grupo, ameaças de agressão física ou constrangimento moral, mensagens difamatórias ou ofensivas.

    São ataques maciços à auto-estima que, em muitos casos, estimulam na vítima sentimentos de rejeição, dificuldades de inserção no grupo, medo de ir à escola, crises de angústia e estados depressivos.

    O bullying se caracteriza por ações repetitivas de agressão física e/ou verbal com a clara intenção de prejudicar a vítima. O cyberbullying é ainda mais terrível, porque a perseguição é implacável, podendo chegar a 24 horas por dia nos sete dias da semana: a vítima é atacada por mensagens de celular, filmada ou fotografada secretamente em situações constrangedoras que podem ser colocadas na rede.

    As escolas que fizeram campanhas anti-bullying bem sucedidas trabalharam com toda a equipe escolar e buscaram a parceria das famílias no sentido de criar uma cultura de não tolerância às ações do bullying e do cyberbullying, colocando os limites devidos e as consequências cabíveis às condutas de agressão, estimulando a expansão dos recursos para fortalecer as vítimas, propiciando aos agressores o bom uso de suas capacidades de liderança e o aumento da empatia, estimulando a ação eficaz das testemunhas.

    O resultado é a melhoria da qualidade dos relacionamentos e o uso responsável da tecnologia.

    O primeiro passo é a conscientização do problema: ações de bullying acontecem em todas as escolas, públicas e particulares. Quando a escola adota uma postura clara de não tolerância ao bullying, pode elaborar um contrato de convivência, a ser apresentado à família no ato da matrícula e a ser trabalhado com todos os alunos e a equipe no cotidiano da escola.

    O "contrato de convivência" coloca regras claras, evita muitos episódios de agressão.

    Abordar o tema com a turma é importante, especialmente nos casos de apelidos depreciativos e de exclusão, que ocorrem com frequência. São oportunidades de estimular a reflexão: E se fosse com você?.

    A conversa em grupo também é útil para estimular a criação de recursos para lidar com os episódios de bullying, desestimulando o autor a prosseguir com os ataques.

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    mtmaldonado@mtmaldonado.com.br

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    (*) Autora dos livros A face oculta uma história de bullying e cyberbullying"(Ed. Saraiva) e"Cá entre nós na intimidade das famílias (Integrare Editora).

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bullying-e-ciberbullying-o-que-fazer-com-isso/2310225

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