Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Herói sem medalhas

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Por Eliakim Araújo,

    jornalista

    Por volta das seis e meia da tarde deste sábado, um camelô que vendia camisetas em Times Square, Nova Iorque, avistou uma fumacinha saindo de um carro Nissan Pathfinder, estranhamente parado junto ao meio-fio com o motor ligado. Desconfiado de alguma coisa errada, o vendedor avisou a um policial que passava montado à cavalo. O policial se aproximou do veículo e sentiu cheiro de pólvora.

    Imediatamente, o policial avisou aos superiores e recebeu ordens de evacuar e interditar a praça, onde está a maior concentração de teatros da cidade, a mundialmente famosa Broadway, ponto de visita obrigatória de milhares de turistas.

    Neste domingo de manhã, 12 horas depois do alerta que deu ao policial, o camelô esperava a desinterdição da praça para voltar ao seu ponto de venda e recolher a mercadoria que deixara para trás quando veio a ordem de abandonar o local.

    Descoberto pela mídia e identificado por um tag que trazia ao pescoço, Lance Orton, o vendedor de camisetas, viu-se cercado por câmeras e microfones. Sem querer tinha virado um herói. Cansado e desconfiado, ele queria apenas deixar o local e voltar para casa para descansar. Mas os repórteres não o deixaram em paz. Enquanto caminhava, ouvia aplausos dos funcionários dos fast food das proximidades.

    Sem entender nada, Lance virou-se para os jornalistas e disse: estou de saco cheio, estou acordado desde ontem de manhã, quero descansar. Até que alguém lhe perguntou se estava orgulhoso de seu feito. E aí veio a resposta inesperada: claro, meu chapa, sou um veterano, o que é que você acha? .

    Assim, os Estados Unidos ficaram sabendo que o homem que deu o alarme e evitou um atentado que poderia ter custado algumas dezenas de vidas serviu na Guerra do Vietnam. O herói da noite deste sábado, na verdade é um herói há muitos anos, só que a sociedade americana nunca lhe rendeu a devida homenagem e lhe virou o rosto. Lance, há vinte anos, sobrevive vendendo mercadorias nas ruas de NY.

    Não tive muita escolha, ninguém me deu um trabalho, completou o herói de Times Square. É assim que os EUA tratam seus heróis de guerra?

    Duas e meia da madrugada. Eis que chega o prefeito da cidade. De smoking e gravata borboleta vermelha, Michael Bloomberg voou direto de Washington, onde participou do jantar de gala oferecido pela Casa Branca aos correspondentes estrangeiros, para o local do incidente.

    Numa coletiva à imprensa, às duas e meia da manhã, provavelmente ainda sob os efeitos da bebida favorita do deus Bacco, Bloomberg começou dizendo que o dispositivo montado no carro era amador, mas muito perigoso. Ao mesmo tempo, declarou que tivemos muita sorte. Declarações sem muito nexo, mas plenamente justificáveis em políticos que, que não tendo o que dizer, dizem qualquer coisa só para faturar a presença maciça da mídia.

    À distância, Lance Orton observava e esperava que policiais e robôs que trabalhavam no desmonte do carro-bomba liberassem Times Square para que ele pudesse recolher sua mercadoria e ir para casa descansar.

    (*) E-mail: eliakimaraujo@diretodaredacao.com

    (*) Artigo publicado concomitantemente com o saite Direto da Redação, editado em Miami (EUA).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações191
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/heroi-sem-medalhas/2171700

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)