Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    As diferenças entre companheira e amante

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Deu no Espaço Vitalem 06/04/2001

    A proibição de deixar bens em testamento para a amante não se estende à companheira. A conclusão foi da 4ª Turma do STJ, que concedeu a C. L. a parte disponível da herança do cunhado, com quem sua irmã S. L. (que faleceu durante o curso do processo), viveu maritalmente por 17 anos.

    A ação que pretendia anular o testamento foi proposta pela mulher do falecido e seus filhos, contra S. L., a quem consideravam "uma simples concubina".

    A sentença foi de improcedência da ação, mantendo a validade do testamento, "porque a ré não era simplesmente concubina, e sim companheira do testador".

    Viúva e filhas apelaram e a 7ª Câmara Cível do TJ-RJ considerou que eles tinham razão, "porque o inciso II do artigo 1719 do Código Civil não distingue entre concubina companheira e concubina amante". O texto legal define apenas que "a concubina não pode ser legatária".

    O testador falecera no estado de casado, mas já estava separado, de fato, há 50 anos. Ao conhecer e prover o recurso especial que mantém a validade do testamento, o relator apresentou duas definições:

    Amante - "Exerce tal papel em caráter eventual e às ocultas, não podendo ser beneficiada com toda a parte disponível dos bens do testador".

    Companheira - "É tida como a mulher que se une ao homem em caráter duradouro, com ânimo definitivo, podendo receber como legatária a parte disponível do patrimônio do testador".

    No caso julgado, ficaram assegurados os direitos de meação da viúva, bem como a legítima parte dos herdeiros necessários. A companheira recebeu o que lhe foi disposto em testamento.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1010
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-diferencas-entre-companheira-e-amante/2150289

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX-37.2021.8.21.7000 RS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)