Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A imprescindível atenção ao atravessar na faixa de segurança

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    A 12ª Câmara Cível do TJRS manteve sentença, atribuindo, à vítima fatal, a culpa exclusiva por seu atropelamento em corredor de ônibus de Porto Alegre.

    A decisão exime a Sudeste Transportes Coletivos Ltda. da responsabilidade civil pelo acidente. O atropelamento ocorreu sobre faixa de segurança do corredor de ônibus da Avenida Bento Gonçalves. Em que pese o lamentável desfecho, o julgado entendeu que "a conduta da vítima foi causa eficiente do evento, uma vez que ela iniciou travessia da movimentada via pública quando já não podia fazê-lo".

    A ação de indenização por danos morais foi ajuizada pelos filhos da vítima, que atribuíam à empresa a responsabilidade objetiva pelo dano irreparável causado por seu preposto.

    Segundo eles, a mãe teria sido colhida pelo ônibus ao atravessar pela faixa de segurança, com semáforo verde para pedestres, estando o veículo em velocidade incompatível com a permitida no local.

    No entanto, o relato de testemunhas foi de que a vítima iniciou travessia em momento impróprio, com a sinaleira para pedestre no vermelho, a mãozinha piscando, indicando atenção. O motorista sustentou que apesar de ter freado, não conseguiu evitar o atropelamento, atribuindo a culpa pelo acidente exclusivamente à vítima, entendimento confirmado pela sentença.

    No voto, o desembargador Orlando Heemann Júnior adverte que "embora o choque tenha ocorrido sobre a faixa de pedestres, a vítima não tinha prioridade de passagem, pois no local havia sinalização semafórica específica, conforme art. 70 do CTB .

    Também não era o caso de dar preferência à pedestre que não tinha concluído a travessia, em virtude de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos, pois a travessia sequer teria sido iniciada, restando proibida a conduta da vítima, conforme o art. 254 , IV , do CTB . (Proc. nº 70029599727).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações464
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-imprescindivel-atencao-ao-atravessar-na-faixa-de-seguranca/2133145

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)