Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargadora se aposenta para abrir o primeiro escritório especializado em direito homoafetivo do Brasil

    Publicado por Espaço Vital
    há 16 anos

    A desembargadora Maria Berenice Dias confirmou hoje pela manhã ao Espaço Vital que, no dia 23 de maio, encaminhou seu pedido de aposentadoria ao TJRS. O ato de jubilamento será publicado no dia 23 de junho.

    Ela participa na quarta-feira da próxima semana (18) dos últimos atos de prestação jurisdicional de sua carreira.

    Berenice também confirmou que vai abrir um escritório junto com o pessoal que há anos trabalha com ela. "Será o primeiro escritório especializado em direito homoafetivo do país, mas vamos atender família, sucessões e também uma nova proposta para a mediação" - resumiu.

    A íntegra do ofício de saída

    "Senhor Presidente do TJRS

    Aprendi a amar e respeitar a Justiça com meu pai Cesar Dias Filho e meu avô Cesar Dias que, com muito orgulho integraram esta Corte. Foi o exemplo deles que me deu coragem para enfrentar toda uma tradição na tentativa de mostrar ser a mulher apta a exercer a quase divina missão de julgar.

    Com certeza este foi o grande desafio de minha vida.

    Mas valeu a pena romper barreiras e preconceitos. Durante os 35 anos a que me dediquei à magistratura, procurei fazer da minha toga um manto protetor àqueles a quem a sociedade vira o rosto e não concede nem voz e nem vez. Em cada processo nunca esqueci que devia julgar as pessoas e não puni-las, e que negar direitos é a forma mais perversa de condenar à invisibilidade.

    Tenho certeza que foi a presença feminina na magistratura que arrancou a venda dos olhos da justiça, tornando-a mais sensível e atenta à realidade da vida.

    O fato de ter me tornado conhecida como a “juíza dos afetos” me dá a certeza do dever cumprido. E é com este sentimento que venho requerer a minha aposentadoria, a partir de 23-6-2008.

    Só gostaria de agradecer, na pessoa de Vossa Excelência, a todos os que apostaram nos meus sonhos e me acompanharam ao longo desta jornada. Obrigada por terem me feito uma pessoa realizada e feliz.

    Desembargadora Maria Berenice Dias".

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações272
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-se-aposenta-para-abrir-o-primeiro-escritorio-especializado-em-direito-homoafetivo-do-brasil/20715

    Informações relacionadas

    Bruna Pinelli, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Afinal, o tio tem obrigação de pagar alimentos ao sobrinho ?

    Entrevista Desembargadora Maria Berenice Dias, aposentada: Aposto no que plantei e espero deixar algumas sementes

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)