Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Morreu o “ presidente Mombaça ”

    Publicado por Espaço Vital
    há 9 anos

    Morreu anteontem (17), aos 88 anos, o advogado (desde 1953) e ex-deputado federal Antônio Paes de Andrade, devido a complicações decorrentes de uma cirurgia no estômago. Ele estava internado no hospital Santa Lúcia, no Distrito Federal.

    O corpo foi velado na quinta-feira (18) no Salão Negro do Congresso Nacional.

    Deputado federal de 1963 a 1999, Paes de Andrade assumiu o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em 1987. Foi eleito presidente da Câmara em 1989, sucedendo a Ulysses Guimarães, quando este morreu.

    Substituto constitucional do presidente José Sarney, assumiu a Presidência da República diversas vezes durante o período de 1989 a 1990. Concluiu seu mais de meio século de vida pública como embaixador em Portugal, de 2003 a 2007.

    Paes de Andrade figura no folclore político com o apelido de “Mombaça”, nome de sua cidade natal. Isso porque, em uma das ocasiões em que foi presidente interino, convidou parentes, aliados e amigos para voar no avião presidencial de Brasília até a cidade, local onde queria voltar como presidente da República. Acabou ganhando o apelido de “presidente Mombaça”.

    O governo do Ceará manifestou-se sobre a morte de Paes de Andrade, a quem chamou de “um dos grandes políticos da história do Estado”.


    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1209
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morreu-o-presidente-mombaca/206527074

    Informações relacionadas

    Wesley Lopes, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Contrato de Locação de Imóvel Residencial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)