Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jornada de advogado bancário pode ser de quatro horas diárias

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    A noção de dedicação exclusiva, quando se trata da jornada de trabalho de advogado empregado de banco (nos termos do artigo 20 da Lei nº 8.906/94), ainda provoca interpretações distintas nos tribunais.

    Por esse motivo, foi considerada improcedente a ação rescisória do Banco do Nordeste do Brasil S/A, que pretendia desconstituir decisão pela qual foi condenado a pagar horas extras além da quarta diária, com adicional de 100% sobre o valor da hora normal, ao advogado Marcos Mairton da Silva, ex-empregado da empresa, nessas condições.

    Como explicou o ministro Alberto Bresciani, relator do recurso do banco na Seção II Especializada em Dissídios Individuais do TST, não se aplica ao caso a Súmula nº 83, segundo a qual não procede pedido formulado na ação rescisória por violação literal de lei se a decisão rescindenda estiver baseada em texto legal infraconstitucional de interpretação controvertida nos tribunais.

    Na ação rescisória, o banco alegou que a decisão do TRT da 7ª Região (CE) que, por sua vez, manteve sentença de primeiro grau teria violado o artigo da Lei nº 9.527/97, que dispõe sobre a inaplicabilidade da jornada de quatro horas (artigo 20 do Estatuto da OAB) a advogado empregado de sociedade de economia mista.

    Além do mais, haveria acordo coletivo prevendo o adicional de apenas 50%.

    Para o Banco do Nordeste, os advogados empregados têm jornada de seis horas, o que caracteriza regime de dedicação exclusiva.

    O TRT considerou improcedente a ação rescisória. No entender do Regional, a conclusão acerca da ocorrência de violação literal de lei pressupõe pronunciamento explícito, na sentença rescindenda, sobre a matéria o que não ocorreu na hipótese.

    Também o mencionado acordo já não estava mais em vigor no período da condenação, atraindo a aplicação da Lei nº 8.906/94, que estabelece o adicional de 100% sobre o valor da hora normal.

    Ao julgar recurso ordinário sobre a ação rescisória, interposto no TST, o relator, ministro Alberto Bresciani, foi na mesma linha do Regional cearense. Observou que o acórdão do TRT-7, que o banco pretendia desconstituir, analisara provas que não poderiam ser reexaminadas na rescisória.

    Entre essas, a de que o advogado Marcos Mairton era gerente da área jurídica, mas a gratificação de função recebida era inferior a um terço do salário do cargo efetivo, e, portanto, não configurava cargo de confiança, nos termos do artigo 224, parágrafo 2º, da CLT, a autorizar a jornada além da quarta diária.

    Na defesa do advogado, atuou seu colega Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho. (ROAR nº 5739/2007-000-07-00.4 - com informações do TST e da redação do Espaço Vital).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações183
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornada-de-advogado-bancario-pode-ser-de-quatro-horas-diarias/2031503

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)