Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova jurisprudência do auxílio-doença acidentário

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Por Alessandro Rangel Veríssimo dos Santos,advogado (OAB/SP nº 162.121)

    Em recente decisão, o STJ reconheceu o direito de um cidadão ao benefício do auxílio-doença acidentário, ainda que o acidente não guarde relação com o trabalho, devendo, contudo, restar reconhecida a incapacidade profissional decorrente do infortúnio.

    Tal decisão abre precedente importante para a concessão do benefício. Isso porque, antes, o INSS somente efetuava o pagamento se o acidente tivesse relação direta com o trabalho. Apesar de a decisão ter sido proferida em ação específica e movida por segurado diretamente contra o INSS, necessário se faz investigar eventuais reflexos em outras áreas do Direito, como por exemplo, o Direito do Trabalho.

    Esta investigação tem como fundamento o fato de que, como acima mencionado, o benefício intitulado de auxílio-doença acidentário somente era pago ao segurado quando o acidente era decorrente do trabalho. A situação é constatada por meio de perícia médica específica ou, no caso de doença profissional equiparada a acidente do trabalho, em razão da aplicação da tabela que instituiu o nexo epidemiológico, onde determinadas doenças já são previamente reconhecidas como inerentes às funções de determinadas atividades ou profissões.

    Desta forma, em demandas judiciais trabalhistas com pretensões de reconhecimento de acidente do trabalho, o percebimento pela parte do benefício auxílio-doença acidentário já era tido como indício de prova do nexo de causalidade do acidente com o trabalho.

    Contudo, a partir do momento em que é reconhecida a possibilidade do pagamento do auxílio-doença acidentário em casos não relacionados ao trabalho, tal questão terá sua importância relativizada nas demandas trabalhistas, consolidando o posicionamento jurisprudencial no sentido da necessidade de perícia médica judicial para a apuração do nexo de causalidade entre o infortúnio, o trabalho e os danos.

    Também restará confirmada a total desvinculação das decisões de processos administrativos tramitados perante o INSS em relação às decisões judiciais proferidas pela Justiça do Trabalho. Isso possibilitará que, frente à Previdência Social, o segurado receba auxílio-doença acidentário e, perante a Justiça do Trabalho, reste comprovada a inexistência do nexo de causalidade entre o acidente e o trabalho.

    Portanto, em sendo consolidado tal entendimento no STJ, o mesmo acarretará, ainda que de forma sutil, reflexos no processo trabalhista, como acima analisado.

    (*) E.mail: alessandro.santos@rodriguesjr.com.br

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-jurisprudencia-do-auxilio-doenca-acidentario/2018873

    Informações relacionadas

    Autarquia é condenada a rever benefício auxílio-doença acidentário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)