Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prisão injusta e dever de indenizar

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    Por César Peres ,

    advogado (OAB/RS nº 36.190)

    “A absolvição futura revela da ilegitimidade da prisão pretérita (...)” (Resp. nº 427.560/TO, DJ 30.09.2002 - rel. ministro Luiz Fux).

    N ota-se um clamor da imprensa - atendido por setores do Judiciário – pela prisão de quem figure como mero suspeito de haver cometido um crime; há casos em que sequer se reclama a necessidade de prova da existência do delito, basta seja o aprisionamento “imprescindível para as investigações do inquérito policial”, para que se dê a execração pública.

    S egundo a CF , todo cidadão é inocente até que contra ele exista uma sentença condenatória com trânsito em julgado. Inocente, e não “presumidamente” inocente, porque a Carta não se coaduna com tal expressão, vez que o “estado de inocência” não aceita prova em contrário. Isto é, ou se é inocente, ou se é culpado: não existe uma terceira categoria.

    H á casos, entretanto, em que a cautela pode se fazer necessária. Isto se dá quando quem esteja sofrendo a persecução penal se enquadre nos requisitos do art. 312 do CPP . Esteja este, por exemplo, cometendo outros crimes, modificando a prova, peitando testemunhas, ou dando mostras de que pretenda fugir, e será lícita a sua custódia liminar.

    N ecessária ou não, qualquer espécie de prisão se constitui num mal, dentre outras razões, por causar enorme prejuízo material e moral ao preso.

    Q uestão que sobressai nesse contexto é sobre se tem ou não o Estado o dever de indenizar quem seja privado de sua liberdade de maneira injusta. Entenda-se como tal a prisão que dure mais tempo do que preveja a lei ou a sentença, ou aquela que se origine de erro judiciário, nesta categoria incluída a prisão de quem venha depois a ser absolvido.

    É firme o entendimento nos tribunais sobre o dever objetivo imposto ao Estado de indenizar quem tenha prejuízo em face de erros cometidos por seus agentes. Assim, em todos os casos de absolvição ou de arquivamento do inquérito policial em que o cidadão tenha sido preso cautelarmente, terá ele direito a uma justa reparação pecuniária por parte do Poder Público, a teor do art. , LXXV , da CF , e demais dispositivos que regulam a matéria. Nem poderia ser diferente!

    (*) E.mail: peres.adv@terra.com.br

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações402
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-injusta-e-dever-de-indenizar/155104

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)