Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Uma reforma urgente do Judiciário

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    Artigo do advogado Cleanto Farina Weidlich (OAB-RS).

    Uma nação se faz com homens e livros -, emendo, com homens, livros e ideias, mas as ideologias têm de ser recepcionadas pelo tecido social, só assim, poderemos pensar e conquistar alguma melhoria no sistema.

    Reinventar o Estado? Não, mas refleti-lo para melhor vivê-lo!

    Diante desse descortino, em primeiro, penso que, para desestimular as iniciativas recursais de cunho protelatório, a implantação no sistema da "sucumbência recursal", com o pagamento pelo vencido do dobro do valor da condenação, é uma alternativa que se esboça.

    Em segundo, sou da opinião que os juízes e promotores, deveriam receber um "plus/salarial", sobre a sua produção jurisdicional; é isso mesmo, serem comissionados, ou algo parecido. Afirmo isso, em razão de o juiz e o promotor, serem os "primos pobres" da estrutura judiciária brasileira. Tem muito cartorário judicial e extrajudicial, que ganha por mês - principalmente nas grandes metrópoles - quantias que os prestadores da jurisdição não irão ver ou ganhar em toda a sua carreira.

    Defendo, também, que seria uma forma de tornar mais atrativa as carreiras da Promotoria e da Magistratura, por operadores jurídicos, que tenham mais desenvoltura científica para o exercício das funções específicas, ganhando todos, tanto os próprios exercentes das honrosas funções, como a sociedade, pois, incentivados pelos ganhos compatíveis com a produção, os magistrados e promotores, bem como, os prestadores da jurisdição em todas as escalas do Poder Judiciário, teriam uma motivação a mais, para que os jurados ideais de justiça sejam alcançados, com a celeridade e efetividade ansiada pela sociedade, na era do Direito Justo.

    Em terceiro, penso que, utilizando uma espécie de analogia, tendo como paradigma a Lei de Responsabilidade Fiscal, no tocante à ordem que deve ser obedecida pelo administrador público, quanto ao pagamento dos precatórios, que o juiz o prestador da jurisdição também, seja submetido a essa mesma disciplina legal, quanto ao cumprimento das decisões do resultado da prestação jurisdicional ressalvando o atendimento das medidas urgentes (cautelares, liminares, etc.),

    Haveria uma Lei de Responsabilidade Judicial, sempre com a idéia voltada para os princípios constitucionais da isonomia e do acesso à justiça, com a exegese do mestre Kasuo Watanabe -o acesso a uma realidade jurídica justa.

    Tudo com a finalidade de oxigenar a jurisdição, em atenção aos princípios da economia processual e efetividade, pois, ... "os palácios que não ouvem a voz que vem das ruas, são casas vazias". (FHC Discurso na primeira posse).

    ---------

    E-mail:cleantofw@terra.com.br

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uma-reforma-urgente-do-judiciario/147676817

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)