Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Estimativa aponta que número de brasileiros homossexuais já chega a 17,9 milhões

Publicado por Espaço Vital
há 15 anos

A parcela homossexual da população brasileira, estimada em cerca de 17,9 milhões de pessoas, comemorou no último mês de agosto uma decisão do STJ que admitiu a possibilidade jurídica de reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Para muitos casais é um grande passo, já que a legislação brasileira não vê, na união homossexual, uma família.

O número que se aproxima dos 18 milhões de brasileiros que seriam homossexuais é uma estimativa da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais e aparece registrado em matéria ontem inserida no saite do STJ.

A servidora pública M., 36 de idade, que vive há cinco anos com outra mulher, avalia que qualquer medida tomada para reconhecer direitos é válida, seja para homossexuais ou qualquer outra pessoa. Segundo ela, essa decisão, especificamente, demonstra que o preconceito, ainda muito grande, está perdendo espaço.

“As pessoas deviam respeitar os outros por sua ética e seu caráter e não ficar se importando com o que eles fazem ou deixam de fazer dentro de suas casas, em sua vida particular. A menos que sejam coisas nocivas aos outros, ninguém tem nada a ver com isso”, afirma.

Na decisão da 4ª Turma do STJ ficou estabelecido que não existe vedação legal para que prossiga o julgamento do pedido de declaração de união estável ajuizado por um casal homossexual na Justiça estadual do Rio de Janeiro. Segundo o ministro Luís Felipe Salomão, que desempatou a questão, os dispositivos legais limitam-se a estabelecer a possibilidade de união estável entre homem e mulher, desde que preencham as condições impostas pela lei, quais sejam, convivência pública, duradoura e contínua, sem, contudo, proibir a união entre dois homens ou duas mulheres.

As relações homoafetivas são uma realidade no Brasil e no mundo. A Dinamarca foi o primeiro país a reconhecer a união de homossexuais, em 1989. A Constituição da África do Sul, de 1996, foi a primeira a proibir, explicitamente, a discriminação em razão da orientação sexual. A Holanda foi o primeiro país a autorizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, em 2001.

Entretanto, a lei brasileira até o momento não disciplina especificamente a questão da união homoafetiva. A doutrina é unânime em considerar que não pode haver casamento entre pessoas do mesmo sexo, considerando-se a diversidade de sexos como requisito fundamental para a caracterização do casamento, assim como a forma solene e o consentimento. Assim, não se concebe a união homossexual com natureza jurídica de casamento.

Independentemente de reconhecer ou não a união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, as relações homoafetivas procuram encontrar, de uma forma ou de outra, amparo judicial. Questões como constituição de patrimônio, pensão, partilha de bens, inclusão de companheiro como dependente em plano de assistência médica etc. não são novidades no STJ, que já estabeleceu jurisprudência sobre os temas patrimoniais.

O primeiro caso apreciado no STJ (Resp nº 148.897) foi relatado pelo ministro Ruy Rosado de Aguiar, hoje aposentado. Em 1998, o gaúcho decidiu que, em caso de separação de casal homossexual, o parceiro teria direito a receber metade do patrimônio obtido pelo esforço comum.

Também foi reconhecido pela 6ª Turma do STJ o direito de o parceiro receber a pensão por morte do companheiro falecido (Resp nº 395.904) . O entendimento, iniciado pelo ministro Hélio Quaglia Barbosa - que faleceu este ano - é que o legislador, ao elaborar a Constituição Federal , não excluiu os relacionamentos homoafetivos da produção de efeitos no campo de direito previdenciário, o que é, na verdade, mera lacuna que deve ser preenchida a partir de outras fontes do direito.

Em uma outra decisão (Resp nº 238.715) , o ministro Humberto Gomes de Barros negou um recurso da Caixa Econômica Federal que pretendia impedir um homossexual de colocar o seu companheiro há mais de sete anos como dependente no plano de saúde. O ministro destacou que a relação homoafetiva gera direitos e, analogicamente à união estável, permite a inclusão do companheiro dependente em plano de assistência médica.

Já existem algumas iniciativas para tornar realidade, em nosso ordenamento jurídico, o reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo. O projeto de lei nº 1.151 /95 é um deles. A proposta garante que duas pessoas que compartilhem uma vida em comum com laços afetivos, independentemente do sexo, tenham a possibilidade de regularizar essa situação, constituindo, por exemplo, bem de família e partilhando o patrimônio construído em conjunto. O projeto sofreu algumas alterações e um substitutivo está aguardando a inclusão na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados.

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100187
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estimativa-aponta-que-numero-de-brasileiros-homossexuais-ja-chega-a-17-9-milhoes/145829

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 10 anos

As consequências do jeitinho brasileiro na adoção ilegal de crianças

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 7 anos

Escolaridade maior já não garante emprego e bom salário

Jônatas Soares Antunes, Advogado
Notíciashá 8 anos

Prazo prescricional deve ser contado a partir da ciência inequívoca do dano

Notíciashá 12 anos

Site de ONG contabiliza 165 homicídios de homossexuais neste ano

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 8 anos

Entenda o projeto da Cura Gay

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu sou a favor do casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo, acho mais que normal a pessoas ter direitos, como partilhas de bens e entre outros, como pensão por mortes e até mesmo plano de saúde.
Mas o mais importe ter esse direito reconhecido para uma Constituição de uma família como adoção de filhos tendo em vista o nome dos dois na certidão de nascimento.
As pessoas tem que deixar de ser preconceituosas em relação de duas pessoas do mesmo sexo que resolve constituir uma família, e ver que os gays só querem ter uma vida como qualquer outra pessoal indiferente de sexo. continuar lendo

Estamos na "Era Moderna"do Vale-Tudo....LGBTA-Z, Pedofilia, Incesto e Surubada Familiar, Sexo com Animais, Sexo com Árvores, Sexo com Insétos......e vai por aí......Ainda bem que não sou Moderno nem Etérno! Tô Fora! No Inferno é outra história! continuar lendo

Santo Deus que absurdo é esse mundo de hoje. Até as nossas crianças querem mudar a cabeça. Mas cabe a nós os pais mostrar o que é certo e o que é errado. Isso virou uma Sadima e Gomorra continuar lendo

Tá de onde vc tirou que LGBT são pedófilos , sendo que a maior parte dos pedófilos são heteros continuar lendo

Essa conversa fiada de "cristão" é tudo conversa fiada.
Eles se disfarçam de religiosos moralistas e puritanos para esconder um monte de picaretagem. Todas essas igrejas evangélicas são um verdadeiro covil de bandidos e um antro de safadezas. Tem que fazer uma CPI em todas elas, passar um pente finíssimo para levantar todas a sujeira que acontece dentro delas.
E tem que colocar é na cadeia essa corja, assim como fizeram com a sem vergonha da "Pastora" Flor de Liz e do salafrário do "Pastor" Everaldo. Mais ainda falta muito mais, a exemplo do integrante de quadrilha "Bispo"Marcelo Crivella que até hoje estamos esperando por uma resposta para seus crimes.

Bando de pilantras. continuar lendo

Olha, acho que esse percentual é apenas aproximado, pois é muito mais do que isso com certeza. O que tem de gente saindo do tal do armário (e de gente acima de qualquer suspeita) que gosta de um remolecho na encolha, não está no gibi. Será que é alguma coisa na água ?
kkkkkk continuar lendo