Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Notícias curtas desta sexta-feira

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    * Paciência!

    Começa na terça-feira (19) a arenga da propaganda política no rádio e na tevê, que vai nos torrar até o dia 2 de outubro.


    Ainda temos quatro dias para manter a calma.

    * Verdades brasilienses

    Enquanto estiver em prisão domiciliar, José Genoíno está proibido de beber ou frequentar prostíbulos. E também não poderá se encontrar com José Dirceu e Delúbio Soares.

    Ele aproveitará a prisão domiciliar para escrever um livro sobre a Constituinte. Tem tudo para ser "best seller". Principalmente se contar coisas dos bastidores.

    * Informações sem segredo

    O nome de quem recebe um passaporte diplomático não pode ficar escondido de ninguém porque "o interesse público pertence à esfera pública, e o que se faz em seu nome está sujeito ao controle social, não podendo o ato discricionário de emissão daquele documento ficar restrito ao domínio do círculo do poder".

    A decisão é do STJ, concedendo mandado de segurança à Folha de S. Paulo, para determinar ao Ministério das Relações Exteriores que forneça ao jornal paulista a relação completa de quem, de 1º de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2010, recebeu o documento diplomático.

    Segundo o julgado, "a noção de interesse público não pode ser linearmente confundida com ´razões de Estado´ e, no caso, é incompatível com o segredo da informação". (MS nº 16.179-DF).

    * Ao "natural", não!

    Historinha difundida anteontem (13) pela "rádio-corredor" do Congresso, em Brasília, conta que a última reunião de pauta da revista Playboy realizada no fim da noite, descartou qualquer possibilidade de proposta à ex-contadora do doleiro Alberto Yousseff...

    Na opinião dos editores da publicação da Abril, “Merie Poza dá no máximo capa da Veja, e olhe lá!”...

    * Positiva com efeito de negativa

    Não é possível a expedição de certidão positiva com efeito de negativa em favor de sócio que tenha figurado como fiador em Termo de Confissão de Dívida Tributária na hipótese em que o parcelamento dele decorrente não tenha sido adimplido.

    Ao decidir recurso especial, o STJ sinalizou que "de fato, o artigo , II, da Lei nº 6.830/1980, dispõe que a execução fiscal poderá ser promovida contra o fiador; assim sendo, a responsabilidade do sócio fiador, na hipótese, decorre da sua presença como fiador do parcelamento não adimplido". (REsp nº 1.444.692).

    * Colégio Militar não pode exigir contribuições pecuniárias

    O Ministério Público Federal em Pernambuco ajuizou ação civil pública, que tramita na 12ª Vara Federal de Recife, contra a União para que o Colégio Militar do Recife deixe de exigir de seus estudantes contribuições pecuniárias (R$ 176,00 mensais) como condição para frequentar a instituição de ensino. O CMR compõe a estrutura do Exército Brasileiro.

    O procurador da República Edson Virgínio Cavalcante Júnior, subscritor da petição inicial, escreve que sustenta que o CMR cobra quantias a título de “contribuições de complementação do custo aluno/mês e taxa destinada à Associação de Pais e Mestres, oferecendo descontos nos custos totais mensais dos associados".

    Para o MPF, as contribuições pecuniárias configuram-se como mensalidades, o que desrespeita a garantia constitucional do direito à gratuidade da educação em estabelecimentos oficiais. (Proc. nº 0804495-19.2014.4.05.8300).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticias-curtas-desta-sexta-feira/133743840

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)