Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Legitimidade do espólio

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    A 3ª Turma do STJ reformou acórdão do TJRS que considerou o pedido de indenização securitária decorrente de invalidez permanente ser "um direito personalíssimo, impossível de ser exercido pelo espólio do segurado já falecido".

    Em recurso especial, a sucessão alegou a existência de divergência jurisprudencial em relação à ilegitimidade do espólio para ajuizar ação de cobrança de indenização securitária por invalidez do segurado após sua morte.

    Sustentou que a legitimidade nesses casos já foi reconhecida pelos TJs de São Paulo e de Sergipe. No caso julgado, o segurado gaúcho foi aposentado por invalidez em novembro de 2005 e faleceu em julho de 2006.

    O relator do recurso no STJ, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, disse não ter encontrado precedente específico sobre a legitimidade ativa da sucessão para pleitear o pagamento de indenização por invalidez de segurado morto, mas observou que "o caráter patrimonial do direito postulado faz o espólio legítimo para a causa por se tratar de parte legítima para as ações relativas a direitos e interesses do falecido".

    Sanseverino também ressaltou que o STJ já reconheceu a legitimidade ativa do espólio para pedir indenização decorrente de danos extrapatrimoniais não postulados em vida pelo ofendido.

    O julgado superior concluiu que "o fato de a indenização, devida por força da ocorrência do sinistro previsto contratualmente, não poder vir a ser aproveitada pelo próprio segurado não faz com que ela não possa ser exigida por outros". (REsp nº 1335407).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legitimidade-do-espolio/122661768

    Informações relacionadas

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Ação de Obrigação de Fazer - Restabelecimento e Encerramento de Medidor de Energia Elétrica com Pedido de Tutela de Urgência

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    O espólio tem legitimidade para ajuizar ação de indenização por danos morais?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)