Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova súmula do STJ define foro para ações de interesse de menor

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    A competência para processar e julgar ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda. A definição foi dada pela 2ª Seção do STJ e agora, passa a ser uma súmula, a de nº 383.

    O termo súmula é originário do latim e significa resumo. No Judiciário, a súmula é uma síntese das reiteradas decisões proferidas pelos tribunais superiores sobre uma determinada matéria. Com ela, questões que já foram frequentemente decididas podem ser resolvidas de maneira mais rápida mediante a aplicação de precedentes já julgados.

    O relator foi o ministro Fernando Gonçalves, que levou em conta vários conflitos de competência já julgados (*). O ministro também usou como referência o Código de Processo Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente .

    Um dos precedentes aplicados pela corte para embasar a aprovação da Súmula nº 383 foi o conflito de competência estabelecido entre os juízos de Direito de Pedralva (MG) e da Vara da Infância e Juventude de São José dos Campos (SP) em ação objetivando a guarda de menor adotada.

    No caso, os detentores da guarda da menor ajuizaram uma ação de adoção plena perante o juízo de Direito da Vara de São José dos Campos, o qual declinou da sua competência devido ao fato de os genitores da menor residirem em Pedralva. O juízo de Direito de Pedralva suscitou o conflito por entender que a questão é de competência territorial.

    Acompanhando o voto do relator, ministro Sidnei Beneti, a 2ª Seção concluiu que o pedido de adoção deveria ser processado no domicílio de quem detém a guarda da menor, seus responsáveis, o que, ademais, atende aos interesses da criança.

    (*) CCs nºs 43.322-MG, 78.806-GO, 79.095-DF, e 86.187-MG.

    .....................

    TODAS AS SÚMULAS DO STJ

    Leia na base de dados do Espaço Vital

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-sumula-do-stj-define-foro-para-acoes-de-interesse-de-menor/1171863

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 16 anos

    Ação envolvendo menor deve ser julgada por foro de domicílio dos pais ou responsável

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)