Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Os conflitos familiares e a necessidade de interdição de parente

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    Por Cristiana Sanchez Gomes-Ferreira, advogada (OAB-RS nº 80.461)

    A essência da ação de interdição judicial é a busca da promoção de paz, sossego e proteção à vida do interdito, acometido por enfermidade, deficiência ou causas outras que lhe vedam a consciente prática dos atos da vida civil, parcial ou totalmente, temporária ou permanentemente.

    Em todos os casos, entretanto, há uma idêntica característica: o curador será, preferencialmente, algum parente do interdito, respeitada a ordem de preferência ao exercício do múnus, imposta pela lei civil: antes o cônjuge ou companheiro, em sua falta o pai ou mãe e, por fim, os descendentes (precedendo-se os mais próximos aos mais remotos). Por fim, determina a lei que o próprio juiz nomeie curador sempre que ausentes as pessoas mencionadas.

    E em tal contexto emerge a figura do chamado curador dativo, estranho à família, mas de confiança do Juízo. Sua nomeação é indicada nas hipóteses de inexistência de parentes vivos e/ou quando a relação existente entre estes for permeada por animosidade e acirrados conflitos, todos os quais passíveis de interferirem nos cuidados com o interdito, na absoluta contramão do primordial intuito da interdição, qual seja: promoção de proteção e bem-estar ao incapaz.

    Não basta, no entanto, a constatada presença de conflitos inerentes, aliás, ao que se espera de uma democrática cédula familiar-, mas que estes contaminem frontalmente o adequado exercício do múnus da curadoria e/ou estejam fundamentados em duvidosas atitudes do então parente curador, assim constatadas pelo juiz.

    Por fim, a principal hipótese a ensejar a drástica solução de nomeação de curador alheio ao contexto familiar surge quando for notória a plena inexistência de afetividade entre o interditando e parentes vivos, tendo-se que o exercício da curadoria por parte de qualquer destes serviria de engodo ao mais cruel (por desleixado) tratamento à vida do vulnerável ente incapaz.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1074
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-conflitos-familiares-e-a-necessidade-de-interdicao-de-parente/113723243

    Informações relacionadas

    Rodrigo Costa, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Petição Intervenção de Terceiro Interessado

    Suellen Rodrigues Viana, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Regulamentação de Guarda Unilateral c/c Visitas e Pedido de Tutela de Urgência

    Mariana Teixeira Simionato, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Procuração a Rogo: Você sabe o que é?

    Petição (Outras) - TJSP - Ação Pagamento em Consignação - Consignação em Pagamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)