Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Parasitismo

Publicado por Espaço Vital
há 11 anos

Por Luiz Flávio Gomes, jurista

O trabalho escravo constitui o exemplo mais evidente de parasitismo social. O Brasil, onde a escravidão durou mais tempo (388 anos), continua sendo um país escravocrata (logo, parasita). Desde 1995 (diz o saite da PEC do trabalho escravo), quando o governo federal criou o sistema público de combate a esse crime, mais de 42 mil pessoas foram libertadas do trabalho escravo no Brasil.

No mundo, a estimativa da OIT é que sejam, pelo menos, 12 milhões de escravos. Não há estimativa confiável do número de escravos no Brasil. Por isso, o governo não usa nenhum número.

Na zona rural, as principais vítimas são homens, entre 18 e 44 anos. Na zona urbana, há também uma grande quantidade de sul-americanos, principalmente bolivianos.

Nos bordéis, há mais mulheres e crianças nessas condições. Dos libertados entre 2003 e 2009, mais de 60% eram analfabetos ou tinham apenas o quarto ano incompleto. Ou seja, eram adultos que não estudaram quando crianças. Trabalho escravo também é filho do trabalho infantil.

O Maranhão é o principal fornecedor de escravos e o Pará é o principal utilizador (sugador). As atividades econômicas em que trabalho escravo mais tem sido encontrado na zona rural são: pecuária bovina, desmatamento, produção de carvão para siderurgia, produção de cana-de-açúcar, de grãos, de algodão, de erva-mate, de pinus.

Também há importante incidência em oficinas de costura e em canteiros de obras nas cidades.

Uma das formas clássicas do parasitismo é o (parasitismo) social, que ocorre quando uma classe dominante (por exemplo: senhores de engenho), valendo-se dos seus privilégios, de forma indevida (injusta e/ou imoral, seja por meio da violência, seja por intermédio da fraude) suga (se enriquece ou obtém vantagem), mediante a apropriação ou a exploração, o trabalho (por exemplo: dos escravos) ou os bens da classe dominada (parasitada).

Há várias outras formas de parasitismo, como o empresarial, o funcionarial, o situacional, o político etc. Sobre este fenômeno é fundamental a leitura de M. Bomfim, 'A América Latina'.

Desgraçadamente o parasitismo (em suas várias modalidades) faz parte da nossa formação cultural. É um dos males de origem do Brasil. Enquanto não eliminado ou drasticamente reduzido estamos condenados ao atraso, às barbáries, em suma, à ausência de civilização.

---------

luizflaviogomes@uol.com.br

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações552
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parasitismo/100677305

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na minha humilde opinião...

A falta de pessoas competentes no sistema que utilizamos de governo e fiscalização é o maior problema, para conter essa paralisia do crescimento social.

Podemos dizer que a escravidão, não é algo exclusivo dos trabalhadores rurais, mas também urbanos. Existe um tipo de escravidão moderna, cujo trabalhador exerce diversas funções, deixando de lado seu lazer, saúde, conforto, a família e ainda outros fatores que daria para fazer uma lista imensa de direitos lesados.

Existem leis para conter o abuso, porém não temos pessoas competentes o suficiente para suprir essa necessidade e atuar nesta função de grande importância. continuar lendo