Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Da responsabilidade pública dos shoppings centers

    Publicado por Espaço Vital
    há 11 anos

    Por Ricardo Martins Limongi,

    advogado (OAB-RS nº 33.608)

    Felizmente não houve vítimas fatais no incêndio ocorrido no hipermercado Big, localizado no Barra Shopping Sul, no bairro Cristal, em Porto Alegre, às 21h terça-feira passada, porém que este fato sirva de alerta.

    Mais uma vez é importante relembrar ao público que existe responsabilidade dos shoppings centers no tocante à segurança do consumidor quando este estiver em suas dependências, inclusive nos estacionamentos.

    Sabemos que a grande procura pelos shoppings centers decorre do nosso cotidiano, cada vez mais violento e inseguro que oprime a população de circular tranquilamente nas ruas.

    Nesse aspecto os centro comerciais devem, de maneira concreta e cada vez mais, aprimorarem-se quanto à segurança, desde aquela necessária a evitar catástrofes, como a ocorrida na boate Kiss, como também para que o consumidor não sofra constrangimentos pessoais, como, por exemplo, em pequenos furtos.

    Poucos anos atrás, em um shopping de São Paulo, um criminoso metralhou dezenas de espectadores de um cinema, o que demonstrou na oportunidade um descontrole e despreparo absoluto em termos de segurança.

    Neste contexto, inegável que os shopping centers possuem um diferencial em relação às formas tradicionais de comércio; assim não podem apenas vender aos consumidores a ideia de segurança, devem no caso, agir concretamente intensificando esse trabalho.

    E o consumidor deve ter a ciência que possui direitos tutelados e protegidos por leis, em especial o Código de Defesa do Consumidor, que lhe confere uma ampla proteção, em especial o direito de ser ressarcido integralmente pelos danos morais e materiais eventualmente sofridos, independentemente da existência ou não de culpa desses estabelecimentos, em sofrendo algum tipo de dano à sua integridade física ou aos seus bens em tais nas dependências comerciais.

    Portanto, cabe hoje àquele que oferece a ideia de segurança, colocá-la em prática, evitando assim que se repitam tragédias, por absoluta prevalência de interesse de um lucro maior, obtido com a não observância de normas concretas que estão estabelecidas justamente para que os riscos sejam minimizados em havendo qualquer infortúnio.

    contato@lff.adv.br

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-responsabilidade-publica-dos-shoppings-centers/100487065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)