Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Um retrato da Justiça criminal

    Publicado por Espaço Vital
    há 11 anos

    Uma semana depois de o Ministério da Justiça ter divulgado o mapa da violência de 2013 - mostrando que a taxa de mortalidade por armas de fogo está aumentando e que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes continua alta - o CNJ anunciou que as varas de execução penal e as câmaras criminais das Justiças estaduais não conseguiram cumprir a meta de julgar, até o fim do ano passado, todos os processos de homicídios dolosos instruídos até o fim de 200, prontos para serem julgados por tribunais do júri.

    Isso dá a medida do tamanho da crise da segurança pública no País, que registra 29 homicídios para cada 100 mil habitantes - quando a média mundial é de 8,8 homicídios por 100 mil.

    No TJRS, só para exemplificar, levantamento fechado em 31 de dezembro revela que os 30 desembargadores e quatro juízes convocados que compõem a Seção Criminal da Corte têm, em seus gabinetes, 6.640 processos penais diversos aguardando julgamento.

    Detalhe instigante: enquanto alguns têm carga zero de recursos por julgar, 4.373 processos constituem passivo de apenas três desembargadores.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-retrato-da-justica-criminal/100402791

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)