Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fazendo de conta de que estamos fazendo justiça!...

    Publicado por Espaço Vital
    há 11 anos

    A propósito da matéria aqui publicada na terça-feira (5) em que um advogado militante em Capão da Canoa diz que vai abandonar a Advocacia e atuar como pedreiro para poder se manter, o Espaço Vital recebeu e-mail de um grupo de servidores do foro daquela comarca.

    Eles afirmam estar falando em nome de todos os colegas.

    Capão da Canoa, 07 de março de 2013.

    Ao

    Espaço Vital

    Ref.: A hora de mudar de profissão...

    "Eu também vou reclamar!" - Parodiando o sábio compositor baiano Raul Seixas, mas também lançando um grito por socorro, vimos dizer algo acerca da matéria publicada pelo Espaço Vital diante do caos em que nos encontramos na comarca de Capão da Canoa, em decorrência do invencível acúmulo de serviços.

    Sabemos que não temos condições de bem atender nem advogados, nem às partes, que tanto necessitam da resposta do Judiciário aos seus anseios e às suas necessidades.

    Todo mundo já sabe: são cerca de 20 mil processos em cada uma das duas varas cíveis da Comarca de

    Capão da Canoa e faltam servidores: oficial ajudante, oficiais escreventes, oficiais de justiça, juízes, escrivães, enfim, humanamente impossível.

    Ora, é fácil imaginar: se numa vara com lotação total dos servidores o número recomendável máximo de processos é de cinco mil, imaginem como vamos prestar um serviço a contento?

    A Corregedoria-Geral de Justiça já sabe, há muito tempo, dessa situação, assim como a presidência do Tribunal de Justiça tem ciência - e nenhuma medida foi adotada e nem se vislumbra a curto tempo uma solução.

    Uma nova vara já está prevista, porém não instalada, por causa da paralisação da obra de construção do novo fórum. Mas também já vai nascer velha, ultrapassada e sobrecarregada de processos.

    Se ficássemos 24 horas por dia trabalhando, mesmo assim não daríamos conta dos serviços. Alguns servidores desta comarca, procurando amenizar o caos, trabalham dez horas diárias nos projetos instaurados ao longo do ano (projeto reforço cartorário/projeto veraneio) e mesmo assim não se chega nem perto do resultado almejado.

    O cálculo é matemático: com 20.000 processos, distribuídos entre, em média, sete servidores, é humanamente impossível de dar uma resposta imediata à prestação jurisdicional.

    Nós, servidores da comarca de Capão da Canoa, anuímos às reclamações das partes e dos advogados, mas, infelizmente, se não houver, por parte da Administração, um planejamento estratégico a

    ser realizado, imediatamente, o caos somente aumentará.

    Precisamos, simplesmente, de pessoal, para que o trâmite processual seja realizado dentro de um tempo razoável, onde efetivamente, seja possível se fazer justiça!

    Nós, servidores da comarca de Capão da Canoa, também queremos reclamar da sobrecarga de

    serviços, mas a quem vamos reclamar?

    Talvez ao papa? Que papa?

    Então, caros colegas do Judiciário, profissionais da imprensa, advogados, partes, magistrados, sociedade em geral, não precisamos trocar de profissão, mas faz-se necessário encontrar uma solução. Ou vamos apenas seguir em frente usando de nossas derradeiras forças para fazer de conta que estamos fazendo Justiça?

    Todos os servidores do Foro de Capão da Canoa.

    frcapcanoa2vciv@tj.rs.gov.br

    ...........................................

    Servidor concorda com a reclamação formulada

    Tido por advogados militantes como "o pior foro do RS" , o de Capão da Canoa mereceu outro e-mail enviado pelo servidor da Justiça Estadual Flávio Augusto Guedes de Assis.

    O texto, por si só, se explica.

    "Li a matéria ´A hora de mudar de profissão´ . Sou servidor da comarca de Capão da Canoa e concordo

    E essa conjunção não vai mudar enquanto não forem nomeados mais servidores.

    A situação é ridícula, com cinco servidores tendo que dar conta de mais de 20 mil processos, por vara".

    flavioassis@tj.rs.gov.br

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fazendo-de-conta-de-que-estamos-fazendo-justica/100382183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)