Propaganda enganosa
Tênis anunciados com a promessa de ajudar a perder peso, firmar os glúteos e fortalecer os músculos das pernas e do abdômen invadiram as lojas dos Estados Unidos e países europeus e já estão sendo comercializados no Brasil.
É oportuno, então, lembrar que em maio a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) multou em US$ 40 milhões a empresa de calçados esportivos Skechers pela propaganda enganosa desses tênis emagrecedores.
Os comerciais afirmavam que para perder peso bastaria caminhar com esses calçados.
No ano passado, a Reebok foi multada pelo mesmo motivo. Em acordo, a empresa aceitou pagar US$ 25 milhões para encerrar o processo aberto pela FTC em razão dos anúncios dos modelos Easy Tone e Runtone, voltados para as mulheres.
Os anúncios prometiam que o uso dos calçados fortalecia os músculos das pernas e dos glúteos com mais intensidade do que os tênis comuns.
Os benefícios do Shape-ups teriam sido comprovados em estudos científicos realizados na Califórnia e em Tóquio. No primeiro foi anunciada uma perda de peso individual de 2,72 quilos, com uma média geral de 1,47 quilos; a composição corporal teria sido reduzida de 1,125 % e a força glútea aumentou em 53%.
Para ingressar no saite da Comissão Federal de Comércio dos EUA, clique aqui.
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