Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A função social do jornalista

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    A 4ª Câmara de Direito Civil do TJ de Santa Catarina manteve sentença proferida na 1ª Vara da comarca de Ituporanga, que julgou improcedente a ação de reparação por dano moral ajuizada por Neide Sorbara Maciel, candidata à Prefeitura contra o Jornal Resenha Regional - que é local - e o editor Wesley Sicion de Fragas.

    A autora foi mencionada em matéria jornalística que falava sobre nepotismo. Alegou que "com a publicação, teve prejuízo em sua vida pública e social".

    Segundo Neide Maciel, tal publicação interferiu até mesmo na carreira política de seu marido, que já foi eleito deputado estadual por três vezes. Para a autora, "os responsáveis pela divulgação são adversários políticos" e aproveitaram-se do meio de comunicação para prejudicá-la e danificar sua honra perante a sociedade.

    Diante das provas, o relator do recurso, desembargador Luiz Fernando Boller, concluiu que o editor do jornal não agiu com o intuito de macular a honra subjetiva da apelante, visto que, em razão de exercer função pública à época dos fatos, a autora inevitavelmente estava sujeita a críticas e à fiscalização de sua atuação.

    Portanto - lembrou o relator - não ficou demonstrado que a informação foi divulgada de modo descomprometido com a ética e em desconformidade com a função social do jornalista. A decisão foi unânime.

    O jornal e o editor foram defendidos pelo advogado Luciano Daniel da Veiga. (Proc. nº 20120033422 - com informações do TJ-SC e da redação do Espaço Vital).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações914
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-funcao-social-do-jornalista/100023517

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)